O Nível “Inanimado Do Sagrado”

laitman_281_01Todos os grandes Cabalistas escreveram seus livros apenas a partir da realização do sistema superior, das forças superiores e da governança superior. Exatamente por meio de suas realizações, Moisés escreveu a Torá como a história da travessia do deserto do Sinai por quarenta anos. Ela, de fato, só fala de ações espirituais.

É o mesmo com o Rambam e outros Cabalistas. Cada um escolheu algum tipo de forma especial, terrena, de apresentação que estava perto dele e descreveu os fenômenos espirituais. O interessante é que quando você explica isso no nível terrestre, recebe tais leis que, ao mantê-las, a sociedade se torna totalmente diferente. É como se a sociedade se conservasse através da proteção contra problemas internos ruins.

Esse nível é chamado de Inanimado do Sagrado (Domem de Kedusha) e protege a pessoa de muitos problemas porque alguma iluminação das forças superiores desce sobre ela. Embora ela não entenda nada e apenas mantenha as tradições, ela se protege.

No entanto, o objetivo não está nisso; este é apenas um nível mínimo de preservação. Ele é seguido pelos níveis vegetal, animal e humano onde são necessários certos esforços de nós para mudar o nosso estado interno.

O primeiro nível, Domem de Kedusha, não exige nada além de uma coisa: “Preserve-se”. Você recebeu essa tradição e deve respeitá-la escrupulosamente.

No entanto, se você não o mantêm, você cai desse nível. Para manter os meios para trabalhar sempre contra o egoísmo constantemente crescente é necessário subir constantemente, a fim de compensar a descida do egoísmo. É impossível ser apenas espiritualmente inanimado (inerte) porque o povo de Israel caiu desse nível.

Naqueles tempos, os sábios ensinaram sobre o nível espiritualmente inanimado e tentaram puxar o povo para os níveis mais elevados para que ele avançasse e crescesse espiritualmente. No entanto, o povo pensava que bastava permanecer do jeito que é, “Por que eu não deveria ser o mesmo que o meu avô?! Eu realizo tudo conforme é necessário”. A pessoa sequer sente que tudo o que faz é apenas mecânico.

Assim, há a chamada descida das gerações até o ponto que estamos hoje. E tudo é só porque eles abandonaram a subida espiritual. Afinal, é impossível se manter no mesmo nível sem compensar o egoísmo crescente.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 13/07/16