As Previsões De Marx Tornam-se Realidade, Parte 6

Laitman_120Nós podemos dizer que Karl Marx atingiu uma grande altura; ele era tão singular quanto Baal HaSulam, apenas não no nível espiritual. Marx era um homem que entendia o processo que está acontecendo no mundo e que tipo de desenvolvimento nos espera.

Ele tirou conclusões de acordo com os sintomas iniciais que se manifestaram em seu tempo com base em suas pesquisas e estatísticas de trabalhadores de fábricas têxteis.

Ele era um economista e versado nesses assuntos. Com os sintomas do início do desenvolvimento egoísta no alvorecer da revolução industrial e da primeira mecanização com motores a vapor, quando não havia sequer eletricidade, ele já sabia para onde isso conduziria. Ele era um verdadeiro economista em comparação com todos os outros economistas que só estudavam truques que ajudam a bombear mais dólares.

Marx sentiu a força motriz do desenvolvimento porque entendeu que ela vem do egoísmo humano e que não poderia levar a nada de bom. Portanto, é preferível mover-se na direção da igualdade. Baal Hasulam também disse que a vida da última geração será baseada na igualdade e integração universal.

Só que Marx não viu isso a partir do nível espiritual como Baal HaSulam, mas tirou suas conclusões como um economista. Ele disse que é preferível não continuar o desenvolvimento econômico sob a forma capitalista, mas é melhor começar a reconstruir a sociedade baseada na igualdade.

Na verdade, ele não acreditava que isso aconteceria imediatamente. A julgar pelo seu trabalho, ele entendeu que primeiro uma preparação e um treinamento são necessários para elevar a consciência do proletariado para o próximo nível. Afinal, em seu tempo, os trabalhadores eram completamente ignorantes.

Hoje, finalmente, nós começamos a estudar o que costumávamos rir nos últimos cento e cinquenta anos. Seus contemporâneos não entenderam Marx. Trinta ou quarenta anos depois dele, apareceram os revisionistas que distorceram o método de Marx de todas as maneiras possíveis. Tanto Lenin quanto Stalin foram também consequências desses erros.

No entanto, o Capital de Marx em si é uma profecia da economia. Não há dúvida de que, durante a crise atual, ele terá uma nova vida. O único problema é com os estereótipos estabelecidos contra Marx e a identificação do “marxismo” em sua interpretação soviética.

De KabTV “Conversa Sobre a Situação Atual no Mundo” 02/12/16