Nova Vida # 778 – O Que Significa Realmente Estudar A Torá?

Nova Vida # 778 – O Que Significa Realmente Estudar A Torá?
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Tal Mandelbaum ben Moshe

Resumo

O que significa realmente estudar a Torá? Como podemos nos conectar à força oculta deste livro, e a que meta superior ele nos leva?

A força geral de toda a realidade é chamada de Torá, a Luz, a força superior, a força de amor e doação.

A Luz criou o desejo e, portanto, é dito que o mundo foi criado pela Torá e que a pessoa tem que alcançar a capacidade de usar a força da Torá para alcançar a meta da criação. Existe uma Torá que opera o mundo e tudo o que acontece nele, e há uma Torá que temos que operar, mas se não a operarmos corretamente, há forças que operam a fim de corrigir o nosso desvio.

Como nação de Israel, o nosso papel é o de atribuir a força superior a nós mesmos e ativá-la adequadamente em nós.

Há 3.500 anos, a humanidade alcançou certa maturidade e fez o primeiro contato com a Torá.

As pessoas que nos dizem como operar corretamente a Torá em seus livros são chamadas de Cabalistas. Os Cabalistas aprendem a operar-se, a fim de influenciar a força superior chamada Torá.

Todo mundo interpreta a Torá, que significa Luz, e ensina como quiser, mas, no final, todos nós temos que chegar ao estado em que a nação de Israel, a Torá e o Criador se tornam um.

A essência da Torá é: “Eu criei a inclinação ao mal; Eu criei a Torá como tempero para ela, uma vez que a Luz nela reforma”. A Torá pode transformar nossa natureza egoísta na natureza do amor ao próximo, mas se estudamos a Torá e não alcançamos o amor ao próximo, é sinal de que não estamos estudando a Torá, mas que estudamos por sabedoria.

Os Cabalistas escreveram livros da Torá adequados para cada geração. Nos dias do ARI, por exemplo, os Cabalistas usaram um estilo científico.

O desejo de uma pessoa é dividido em 613 partes egoístas e todos eles devem ser corrigidos em amor pela Torá. Se uma pessoa estuda a Torá apenas para preencher o cérebro com informações, assim como você preenche um computador, ela não se torna santa.

Durante o Iluminismo, algumas pessoas começaram a deixar o estudo superficial da Torá. Hoje, temos que deixar o exílio da Torá e voltar para a Torá da verdade ao estudar a sabedoria da Cabalá.

A Torá nos fala sobre ações que são opostas ao amor, a fim de nos dizer o que não devemos fazer. Quando uma pessoa quer desenvolver a atitude de amor ao próximo, 613 desejos egoístas são revelados nela, e ela precisa da Torá, que transforma cada desejo de ódio em amor. Portanto, ela diz que a Torá é um tempero.

De KabTV “Nova Vida # 778 – O Que Significa Realmente Estudar A Torá ” 18/10/16