“Quem Resistiria Diante Dos Filhos Dos ‘Enaquim’?”

laitman_293Torá, “Deuteronômio”, 9:1-9:2: Ouve, ó Israel, hoje passarás o Jordão, para entrares a possuir nações maiores e mais fortes do que tu; cidades grandes, e muradas até aos céus. Um povo grande e alto, filhos dos gigantes (Enaquim), que tu conheces, e de que já ouviste. Quem resistiria diante dos filhos dos gigantes (Enakim)?

Quando uma pessoa avança em seus estudos Cabalísticos e tenta se aproximar de seus amigos no caminho espiritual para alcançar a unidade onde o Criador será revelado, ela vê grandes obstáculos externos e internos a sua frente.

Obstáculos internos aparecem entre os participantes que tentam se aproximar porque tal egoísmo irrompe entre eles, onde, como o Livro do Zohar nos diz, eles literalmente querem se matar e queimar.

Por outro lado, eles são submetidos a influências externas adversas, porque todos os que não participam do movimento para estabelecer um coração comum são seus adversários.

Essas são as nações do mundo, o povo de Israel que ainda não está conectado à sua circulação, e a chamada multidão misturada (Erev Rav: trabalhadores do Faraó). Isso significa que todos os adversários da Cabalá, todos os adversários do método de conectar pessoas em um todo, são atualmente inimigos do caminho espiritual.

Nós vemos isso por nós mesmos e não podemos fazer nada. Esse é um produto natural do nosso avanço. Afinal, está escrito: “Quem resistiria diante dos filhos dos gigantes (Enaquim)?”

Nossos adversários nos parecem muito fortes, sábios, seguros de si mesmos e lógicos. Eles entendem para que estão vivendo e são convincentes porque há um mundo egoísta a sua frente, onde eles existem e navegam perfeitamente.

Do seu ponto de vista, você é uma pessoa irreal cheia de fantasias irrealistas e apenas afasta as pessoas de uma vida normal. É exatamente como o Faraó disse a Moisés: “Por que você e Aarão distraem as pessoas do meu trabalho? Deixem-nas trabalhar para mim, eu vou pagá-las, e tudo vai ficar bem”.

O Faraó ordenou aos seus servos, “Dê-lhes mais trabalho para que eles não ouçam estes dois. O que é isso que, de repente, eles decidiram lidar com algum tipo de amor?! ”

Hoje, a mesma coisa acontece. Os inimigos ideológicos da Cabalá, a multidão misturada (Erev Rav), estão tentando ter sucesso especialmente nisso. Em todos os momentos, há uma guerra travada com eles.

Comentário: Mas o povo de Israel está entrando na terra de Israel e começa a desenvolvê-la.

Resposta: O povo de Israel está gradualmente unindo um punhado de Cabalistas sob a liderança de Moisés e Aarão, que inclui os seus discípulos e os ancestrais das tribos. Desta forma, eles gradualmente levam as pessoas a um estado de conexão entre si chamado terra de Israel.

Pergunta: Então, os filhos dos Enaquim deixarão de ser gigantes?

Resposta: Na verdade, não há mais gigantes na terra de Israel. Eles aparecem lá somente quando outra quebra acontece.

Por exemplo, antes da destruição do Primeiro e do Segundo Templos surgiram sociedades egoístas que afirmavam saber como servir ao Criador, destruindo com isso o nível de doação e amor alcançado entre as pessoas. Foram elas que trouxeram os romanos e os gregos a Israel, banindo seu povo dele. Desde então, nós temos existido nesse estado por 2000 anos.

Mesmo agora, elas não nos deixam se reunir para chegar à integridade, doação, amor e unidade entre nós. Elas sentem que isso prejudica a fundação de seu poder sobre o povo e, portanto, são fortemente contra a sabedoria da Cabalá.

Pergunta: Como não vemos gigantes nelas, isto é, pessoas conhecedoras e lógicas?

Resposta: É dito de forma muito simples, “Dirija-lhes seu olhar, e eles vão se transformar em uma montanha de ossos”. Nós precisamos nos unir, atrair a força do Criador até nós e dirigir nossa energia para a conexão das pessoas.

Como isso, vamos destruir os gigantes, porque eles existem apenas para quebrar as pessoas em pedaços, pequenas correntes, para não deixá-las se reunir e fazê-las trabalhar apenas no egoísmo.

Portanto, mesmo que às vezes falem sobre o princípio do “Ama o teu próximo como a ti mesmo”, não realizaram isso.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 04/05/16