Nova Vida # 435 – O Mês De Elul: Tempo Para Exame De Consciência

Nova Vida # 435 – O Mês De Elul: Tempo Para Exame De Consciência

Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Nitzah Mazoz

Que exame de consciência fazemos durante o mês de Elul? O que descobrimos quando nos envolvemos com tais pensamentos, e como obtemos um novo caminho rumo a uma vida equilibrada e harmoniosa?

Resumo

Os feriados judaicos descrevem as fases no caminho para a conexão perfeita entre as pessoas, e entre a humanidade e a natureza. O objetivo é atingir a força do amor entre as pessoas e se tornar equivalente à natureza, a Deus. Há uma lei na natureza que une todas as suas partes, exceto a humanidade, em um único sistema. Nós somos empurrados para a frente por golpes até que chorarmos “o suficiente”.

A questão é por que sofremos. Esse tipo de exame de consciência durante o mês de Elul vem de uma iluminação especial onde essa Luz da mente brilha sobre nós. “Eu sou para o meu amado e meu amado é para mim”. “Amado” refere-se ao grande sistema da natureza que nos desenvolve, o Criador.

Nosso exame de consciência é sobre por que brigamos um com o outro sem parar; por isso fomos criados com uma natureza tão má; quão baixa e desprezível é a natureza humana comparada com a grande natureza pura e bela.

Todas as espécies na natureza operam de acordo com seus instintos, de modo que nunca estão erradas, enquanto que nós erramos uma e outra vez. Por que? Porque tentamos usar nossas emoções e nossa mente, a fim de prejudicar os outros, e isso retorna para nós.

Na mente e emoções adicionais que nos foram dadas em comparação com os animais, temos liberdade de escolha.

A conclusão do mês de Elul é que eu quero chegar a um estado de equilíbrio, o estado de “ama teu amigo como a ti mesmo”.

De KabTV “Nova Vida # 435 – O Mês De Elul: Tempo Para Exame De Consciência”, 14/09/14