A Quebra Das Tábuas

laitman_740_03Torá, Deuteronômio, 9:15 – 9:17: Então voltei e desci do monte, enquanto este ardia em chamas. E as duas tábuas da aliança estavam em minhas mãos. E vi que vocês tinham pecado contra o Senhor, o Deus de vocês. Fizeram para si um ídolo de metal em forma de bezerro. Bem depressa vocês se desviaram do caminho que o Senhor, o Deus de vocês, lhes tinha ordenado. Então peguei as duas tábuas e as lancei das minhas mãos, quebrando-as diante dos olhos de vocês.

Isso aconteceu com Moisés durante a revelação do egoísmo que o povo trouxe do Egito, ou seja, de seu estado anterior. Neste estado, a qualidade de doação que recebemos nas tábuas da aliança não se manifesta com força suficiente para derrotar o bezerro de ouro.

Aqui, é necessária uma subida pela fé acima da razão. Esta é uma ação especial que não pode ser feita na primeira vez. Como o pecado de Adão não pode ser corrigido sem a revelação do mal, da mesma forma é impossível chegar a sua correção sem a revelação do bezerro de ouro. No entanto, ele deve ser revelado, isto é, exibido claramente na frente de todos, quando todos o adorarem.

Aqui, Moisés é impotente. Ele destrói as tábuas da aliança. Isso significa que não há qualquer possibilidade de correção em todos os cálculos egoístas.

Torá, Deuteronômio, 9:18 – 9:19: Depois prostrei-me perante o Senhor outros quarenta dias e quarenta noites; não comi pão, nem bebi água, por causa do grande pecado que vocês tinham cometido, fazendo o que o Senhor reprova, provocando a ira dele. Tive medo da ira e do furor do Senhor, pois ele estava suficientemente irado para destruí-los, mas de novo o Senhor me escutou.

A quebra das tábuas da aliança aconteceu no dia nove de Av. Depois que o bezerro de ouro é derretido nos vasos sagrados, nos quais o Criador será revelado entre o povo, Moisés sobe a montanha novamente para obter outras tábuas e desce.

Então, no dia sagrado chamado Yom Kippur, começa o caminho da correção e recuperação.

Pergunta: Será que a frase, “Prostrei-me” representa a oração de Moisés?

Resposta: Sim, a pessoa deve passar por esses estados. Ela deve revelar toda a insignificância de sua natureza e toda a grandeza da força do Criador.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 04/05/16