Por Que Eu Comento As Notícias

laitman_600_02Comentário: Ultimamente você parece um comentarista político e não um Cabalista.

Resposta: No nosso desenvolvimento cultural compartilhado chegamos ao final do estágio anterior do desenvolvimento humano, numa fase em que a humanidade evoluiu de acordo com a lei natural, através do seu egoísmo continuamente crescente, como uma criança ou adolescente.

Mas assim como o período da infância termina, também este período está terminando, e hoje a natureza está nos forçando a crescer e se relacionar com a vida de forma diferente. Para isso, cabe a nós trabalharmos contra os nossos desejos egoístas e superá-los com a fé acima da razão.

Para realizar essa transição da infância para a idade adulta, a sabedoria da Cabalá foi revelada e nos diz onde estamos, o que aconteceu ao longo da história, e o que vai acontecer no futuro. A partir desse momento, temos diante de nós duas formas de desenvolvimento: o caminho do sofrimento ou o caminho da Torá, o bom caminho. A sabedoria da Cabalá nos ensina a caminhar no bom caminho, o que significa aprender a se assemelhar a natureza e se unir como toda a natureza está unida.

O sentimento integral vai apresentar diante de nós o verdadeiro mundo em que existimos. Mas agora ele está escondido por nosso sentimento egoísta estreito. Ao descobrir o verdadeiro mundo, seremos “criadores” de outro mundo eterno e perfeito.

Visto que essa transição é imperativa para todos e deve acontecer no nosso tempo, como está escrito na sabedoria da Cabalá, e de acordo com tudo o que está acontecendo no mundo, parece que devemos ensinar a sabedoria da Cabalá com novos eventos, e explicar a causa dos eventos e para onde eles estão nos levando.

É possível ver os meus comentários de anos anteriores e ser convencido sobre quão certo eles estão. Mesmo Baal HaSulam escreveu sobre política nos escritos “A Última Geração” e no jornal, “A Nação”.