A Economia Mundial Está Caindo Aos Pedaços

laitman_272Opinião (TheGuardian): “Tudo está calmo. Tudo está quieto. Os preços das ações estão subindo. Os preços do petróleo estão subindo. A China se estabilizou. A zona do Euro superou o pior. Depois de um início de pânico em 2016, os investidores decidiram que as coisas não estão tão ruins assim. …

“Os temores do preço do petróleo a $20 recuaram. Os preços pararam de cair na zona do Euro. O crescimento do emprego tem continuado nos EUA. O Fundo Monetário Internacional prevê um crescimento da economia global de pouco mais de 3% este ano – nada espetacular, mas nenhum desastre também.

“Não se deixe enganar. O crescimento da China é resultado de um aumento do investimento e o crescimento mais forte do crédito em quase dois anos. Houve um retorno a um modelo que sobrecarrega o país com excesso de produção manufaturada, uma bolha imobiliária e um número crescente de empréstimos não-excutáveis. A economia foi estabilizada, mas a um custo.

“A tendência de alta dos preços do petróleo também parece frágil. Os fundamentos do mercado – oferta continua a exceder a demanda – não mudaram.

“Depois, há os EUA. Aqui há dois problemas – um escancarado, o outro obscuro. A fraqueza evidente é que os rendimentos reais continuam sendo espremidos, apesar da queda do desemprego.

“Por enquantp, os gastos dos consumidores foram mantidos porque as baixíssimas taxas de juros permitiram aos auto concessionários oferecer condições tentadoras para aqueles com meios limitados que querem comprar um novo carro ou caminhão. Num eco da crise imobiliária subprime, as vendas de veículos estão caindo agora. …

“O grande problema da Europa, além do fato do Euro ter sido um conceito desastrosamente falho, é que o sistema bancário não está apto para o propósito. Como o FMI observou na semana passada, um terço dos bancos da zona do Euro não têm nenhuma perspectiva de ser rentável sem uma reforma urgente e significativa. Isso requer duas coisas: reduzir o número de bancos e  fazer algo com os € 900bn (£ 715bn) de empréstimos ruins que se assentaram em seus livros no final de 2014. …

“Os bancos centrais, é claro, juram cegamente que estão totalmente no controle e que não há nada para se preocupar. Talvez não, mas algo não cheira bem. O fato de que os economistas do Deutsche Bank publicaram um guia de “cortar e manter”  útil para dinheiro de helicóptero na semana passada é uma palha ao vento.

“Como a pesquisa do Deutsche deixa claro, a variante mais básica de dinheiro de helicóptero envolve um banco central criando dinheiro para que ele possa ser entregue ao Ministério da Economia para gastar em cortes de impostos ou na despesa pública mais elevada. Há duas diferenças com QE. O dinheiro vai diretamente para empresas e indivíduos, em vez de ser canalizado através de bancos, e não há nenhuma intenção do banco central de recebê-lo de volta”.

Meu Comentário: O mundo é obrigado a mudar o seu formato completo, porque e economia expressa não apenas as conexões econômicas, mas todas as conexões da humanidade que são calculadas com dinheiro, o paralelo universal das conexões entre nós.

Se o sistema deixa de funcionar, temos que substituí-lo, caso contrário, haverá um colapso! Mas como mudar um sistema que é construído na nossa natureza, no egoísmo, e ganhar? Há apenas um caminho: mudar a nossa natureza de egoísta para altruísta! É assim que alcançamos a vitória da sabedoria da Cabalá.