Voltar Ao Passado Soviético

laitman_434Pergunta: Sociólogos americanos e cientistas políticos afirmam que quanto mais sanções os EUA impuserem sobre a Rússia, mais esta vai querer voltar ao seu passado Soviético. De acordo com um referendo na Rússia, até os jovens sonham em voltar ao passado socialista. Na Alemanha, 57% dos alemães responderam que voltariam de bom grado para a Alemanha Oriental e não viveriam na Alemanha capitalista.

Resposta: Um regime capitalista não tem alma. Não há nada nele para a alma, enquanto que durante o regime soviético, havia uma alma, uma vez que eles criaram uma atmosfera e as condições sob as quais as pessoas sentiam relações de amizade entre si, não necessariamente porque escolheram.

Pergunta: Muitos escolheram a resposta no referendo: “Viver naqueles tempos era mais interessante e saudável”, e verifica-se que isto é mais importante para as pessoas do que o dinheiro.

Resposta: É claro que, embora todos quisessem romper a cortina de ferro e experimentar a vida no ocidente, se o regime Soviético tivesse permitido que as pessoas saissem livremente, eles descobriram que mais pessoas entrariam no país do que o deixariam e que não haveria nenhuma razão para se preocupar.

Pergunta: Você acredita que houve alguma influência da Luz espiritual na sociedade Soviética?

Resposta: As pessoas não podiam se desenvolver de qualquer outra forma, por isso se desenvolveram neste sentido. É o mesmo quando se trata de dançar ballet, que realmente se tornou mais proeminente na Rússia do que em qualquer outro lugar no mundo graças a essa influência, mas hoje ele não tem sentido.

Mas é impossível voltar ao passado agora, e também não há razão para lamentar isso. Nós temos que ver as coisas de forma realista. É impossível mergulhar duas vezes na mesma água que está fluindo em um rio, e é impossível reconstruir o que pertence ao passado, porque a humanidade mudou.

Nós devemos entender que, naquela época, as pessoas tinham um desejo de comunhão espiritual, mesmo na cozinha com um pedaço de peixe salgado, batata e um violão. Isto reunia as pessoas e lhes dava um sentimento de comunidade e de ser humano.

Ao mesmo tempo, também visávamos algo, e isso também é muito importante. Se pudéssemos ir contra o nosso egoísmo hoje, para que pudéssemos perceber o que podemos atingir e revelar por sua correção, seria certamente uma grande conquista.

Nós podemos construir uma nova sociedade baseada na atração das pessoas a este estilo de vida. Nós devemos pensar apenas em como oferecer à humanidade a ideia de criar uma sociedade que possa existir e ser construída sobre princípios espirituais mais sublimes, que seja de fato um Estado que satisfaça as pessoas em todos os níveis. Todo mundo tem esse sonho; além disso, conforme o tempo passa, mais da metade da população do mundo se juntou a essa ideia.

Pergunta: Será que isso significa que você está falando sobre a criação de uma espécie de cozinha, onde as pessoas vão se sentar e pensar sobre como superar seu egoísmo?

Resposta: Nós devemos integrar instrumentos musicais, canções e uma atitude sincera em relação à nossa unidade geral nos mesmos círculos de discussão e workshops que estamos tentando estabelecer. Mais tarde, vamos ter que subir a partir desses círculos e nos desenvolver para nossos próximos níveis.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 14/03/16