Nova Vida # 610 – O Messias: Mito Ou Verdade?

Nova Vida # 610 – O Messias: Mito Ou Verdade
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Tal Mandelbaum ben Moshe

Resumo

Todos os povos têm suas próprias lendas sobre o que já foi uma vida diária difícil e como ela será no futuro, e entre ambos os períodos. O problema é que não estamos familiarizados com o mundo em que vivemos, seus processos e finalidade.

Ao contrário do que o mundo pensa de nós, não entendemos nada sobre o processo de desenvolvimento que o mundo está passando. Por um lado, o povo de Israel está próximo da Luz, por outro lado, ele não tem qualquer compreensão real dela.

Eu tenho estado envolvido com a sabedoria da Cabalá há 45 anos e só através dessa sabedoria é que eu entendi o que significam realmente o Messias, a redenção, etc. Eu tenho vivido entre os povos do mundo por 30 anos e senti em meu ser a sua atitude especial em relação aos judeus.

Nós temos uma conexão com a força superior que gerencia toda a realidade, mas não sentimos essa conexão. A ressurreição dos mortos não significa que o corpo físico vai voltar à vida; é uma fase particular do desenvolvimento da alma. A alma não pertence aos nossos corpos bestiais; é o desenvolvimento de um sentimento e inteligência para perceber a Divindade. O poder que nos desenvolve espiritualmente se chama o “Messias” (Mashiach), que nos atrai (Moshech) para cima, a Luz que Corrige.

A fisicalidade significa distância, rejeição e ódio dos outros. A espiritualidade é amor e doação. O poder que me ajuda a avançar da fisicalidade à espiritualidade, de mim para os outros, é chamado de Messias. Há um Messias privado que tem o poder de desenvolver Cabalistas em cada geração, e há uma força coletiva do Messias que é para todas as pessoas. O Messias já está aqui? É possível declarar que o Criador também já está aqui.

O estabelecimento de Israel foi o início da redenção, mas nós ainda não percebemos a oportunidade que nos foi dada. Para nos adaptarmos ao conceito de Messias, Israel deve dirigir tudo para, “Todos em Israel são amigos”. Dias difíceis ou fáceis estão a nossa frente; tudo depende de nós. A diferença entre o exílio (Galut) e redenção (Geulah) está na letra “Aleph“, ou seja, a revelação (Gilui) do Criador. Não há necessidade de esperar pelo Messias; se esta força se aproximar de nós sem uma preparação adequada de nossa parte, será ruim.

De KabTV “Nova Vida # 610 – O Messias: Mito Ou Verdade” 13/08/15