Nova Vida # 365 – Um Diálogo

Nova Vida # 365 – Um Diálogo
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Tal Mandelbaum ben Moshe

Algo especial acontece quando duas pessoas se falam. Qual é o significado da conversa em nossas vidas? Como uma pessoa conduz uma conversa corretamente? O que é uma conversa bem-sucedida? Qual é o potencial que existe nesse encontro entre duas pessoas?

Resumo

A arte da conversa que realizamos diariamente é muito importante para nós no sucesso de nossos negócios, no sucesso da família, etc.

  • Hoje nós estamos muito acostumados a usar mensagens de texto e e-mails, e cada um fica mais no seu canto. Portanto, especificamente hoje, é muito importante para nós recuperar essa habilidade.
  • Em nossas vidas há lugar para uma conversa, se houver algo que eu queira obter de outra pessoa ou se eu tiver algo para dar, para contribuir-lhe.
  • Deve haver um assunto e duas pessoas que estejam interessadas no mesmo assunto que seja algo em comum entre elas, para que possam trocar informações, trocar todos os tipos de impressões.

Ao examinar um texto, eu tento fluir na mesma onda com ela, criando um desejo comum entre nós e pensamentos compartilhados, o meu, o dela, e algo em comum.

  • Durante a conversa, nós, basicamente, não apreciamos a conversa.
  • É como um reator atômico no qual eu jogo meu combustível com pensamentos e emoções, e ela lança seu combustível com pensamentos e emoções.
  • Então, o que geralmente se segue disso é algo mais interessante, superior, um brilho especial.
  • Cada um desfruta a inclusão com o outro, as opiniões dos outros, essa comunicação.
  • Nós abandonamos a conversa quando cada um está, basicamente, pelo menos “dobrado”: cada um adquire emoção e sabedoria do outro.

A pessoa deve se preparar para uma conversa importante no trabalho, com um parceiro ou com alguém com quem seja importante para ela chegar a um acordo.

  • Prepare um plano: o propósito da conversa, qual é o assunto, o que deve ser dito, sobre o que você quer ter uma opinião, ou qual é a conclusão que você quer alcançar.
  • Esclareça o quanto a pessoa vai, em breve, entrar em uma conexão com você, o quanto ela é a favor ou contra tudo o que você vai dizer, qual é a sua abordagem em relação a você, e sua atitude em relação a todo o assunto.
  • Hoje nós estamos numa inundação de todos os tipos de opiniões e conversas, novas e velhas, não temos nada de nós mesmos; quanto a mim, não tenho nada próprio.
  • Se a conexão com a própria pessoa é importante para mim, então o assunto é secundário ou poderia ser inclusive periférico, porque ela é mais interessante para mim do que eu para mim mesmo.
  • Ou o assunto é importante para mim e essa pessoa também é importante, porque tanto quanto parece ela tem uma opinião importante sobre esse assunto. Mas é assim que é, e eu preciso saber que todas as conexões em que entro me influenciam tanto para o resto da minha vida.

Um resultado bem-sucedido de uma conversa é que eu preciso me vestir na pessoa, e saber como estar mais abertamente com ela num nível humano, e quanto já é possível combinar isso no plano dos interesses. Há dois planos entre nós; um é entre as pessoas e o outro é canais de informação.

De KabTV “Nova Vida # 365 – Um Diálogo”, 01/05/14