Como A Pessoa Se Livra Do Sofrimento?

laitman_222_0Pergunta: Será que uma pessoa causa doença e sofrimento para si mesma?

Resposta: É impossível dizer que o sofrimento vem a nós como um castigo. Nós temos que olhar para ele como uma revelação, sob a influência da Luz, de mais egoísmo dentro de nós. A Luz, estando a certa distância do ego, brilha na pessoa, mas não entra nela, de modo que o ego sofre.

Quanto mais a Luz se aproxima, maior a dor. A pessoa começa a pensar em como evitar essa dor, como proteger o seu ego, talvez até mesmo ficar longe dela, deixar a mente ir e não pensar em nada. Massas de pessoas tomam drogas, consomem álcool ou mergulham em diversas áreas como: ciência, arte, esportes, e assim por diante. O principal é  fugir e não pensar no sentido da vida!

A Luz é o que nos traz o sentido da vida. Nós começamos a compreender que sem a dor não iríamos começar essa jornada. Tudo o que nos resta é dar um passo em direção à Luz, para que ela possa entrar em nós.

Se eu procuro um método para me livrar do sofrimento e me dizer como encontrar o sentido da vida, eu venho para a sabedoria da Cabalá. Afinal, aqueles que vêm a ela só vêm porque sentem vazio nesse mundo. Eles já experimentaram todos os tipos de problemas, dor e falhas em encarnações anteriores, e até mesmo nessa vida experimentam principalmente sofrimento do vazio.

Pergunta: Alguns anos atrás eu adquiri uma doença grave. Esse sofrimento me levou a estudar a Bíblia e, depois, a sabedoria da Cabalá. Mas esse sofrimento já não me dói como antes, de modo que eu praticamente não presto atenção nele. Eu posso me tornar saudável?

Resposta: Não há problema, basta continuar a fazer isso para que a Luz Superior se aproxime de você. Todos os problemas são derivados do fato de que ela está na sua frente, mas não pode entrar.

Pergunta: Será que isso significa que se eu me aproximar dela de bom grado, o sofrimento será reduzido?

Resposta: Não. Ela vai apenas mudar gradualmente em qualidade porque há uma necessidade por ela. Isso é assim para que o movimento em direção a Luz não se enfraqueça. Afinal de contas, nós somos egoístas. De que outra forma é possível trabalhar com o ego? Só se pode picá-la com uma vara afiada, que se chama um “estímulo”.

Assim, é dito que uma pessoa avança igualmente agradecendo o mal e o bem, e isso significa que ela está avançando corretamente. Não importa de onde eles vêm; no final, de qualquer forma, eles estão vindo apenas do Criador, porque “Não há outro além Dele” (Deuteronômio 4:35). Se uma pessoa é igualmente grata por essas influências, ela não vai se desviar do caminho prescrito e vai avançar diretamente ao Criador.

Da Lição de Cabalá em Russo 03/01/16