A Geometria Foi Inventada Na Babilônia

Laitman_115_04Nas Notícias (bbc.com): “A geometria sofisticada – o ramo da matemática que lida com formas – estava sendo usado pelo menos 1.400 anos antes do que se pensava anteriormente, sugere um estudo.

“A pesquisa mostra que os antigos Babilônios estavam usando cálculos geométricos para rastrear Jupiter através do céu noturno.

“Anteriormente, as origens desta técnica tinham sido rastreadas até o século XIV. …

“Pensava-se que a geometria complexa foi usada pela primeira vez por estudiosos em Oxford e Paris nos tempos medievais.

“Eles usaram curvas para rastrear a posição e a velocidade de objetos em movimento.

“Mas agora os cientistas acreditam que os Babilônios desenvolveram esta técnica em torno de 350 aC. …

“O Prof. Ossendrijver analisou cinco peças Babilônicas que foram escavadas no século XIX, e que agora são mantidas nos arquivos do Museu Britânico.

“O script revela que eles estavam usando formas de quatro lados, chamadas trapézios, para calcular quando Júpiter apareceria no céu noturno, e também a velocidade e a distância que ele percorreu.

“‘Esta figura – um retângulo com uma parte superior inclinada – descreve como a velocidade de um planeta, que é Júpiter, muda com o tempo’, disse ele.

“Nós temos uma figura onde um eixo, o lado horizontal, representa o tempo, e o outro eixo, o lado vertical, representa a velocidade.

“A área do trapézio lhe dá a distância percorrida por Júpiter ao longo de sua órbita.

“‘O que há de especial é que esse tipo de gráfico é desconhecido da antiguidade – assim como fazer figuras de movimento nesse espaço bastante abstrato da velocidade contra o tempo – isso é algo muito, muito novo'”.

Meu Comentário: De acordo com os escritos da sabedoria da Cabalá, Abraão, que era um sacerdote Babilônico, viveu nesse período e de acordo com a nossa opinião, seria considerado um cientista, bem como o pai dele também. Eles eram uma família famosa de cientistas; lá eles também desenvolveram a sabedoria da Cabalá, que tinha sido transmitida por gerações a partir de Adam HaRishon (primeiro homem). A sabedoria da Cabalá era utilizada para a correção da pessoa, na sua união com os outros, e para a descoberta da força superior através dessa unidade.

Naqueles dias, ela era considerada uma ciência totalmente prática, uma ciência para a descoberta da força superior da natureza. E em nossos dias também nós estamos voltando à mesma atitude para com a sabedoria da Cabalá. Se assim for, é possível dizer que a civilização Babilônica também desenvolveu a sabedoria da Cabalá.