A Cabalá É A Sabedoria Do Amor

laitman_624_02_0O ditado, “Eu criei a inclinação ao mal, Eu criei a Torá como tempero”, expressa todo o pensamento da criação. O objetivo da criação é trazer todos a uma conexão perfeita chamada de amor. Assim, o amor ao próximo é a ideia principal e o objetivo da Torá.

O Criador desenvolve continuamente o egoísmo das pessoas para que elas possam reconhecer e compreender a necessidade da unidade. Primeiro, elas terão que se conectar para sobreviver e, depois, para alcançar um sentido mais sublime.

A sabedoria da Cabalá desapareceu do nosso mundo por 2.000 anos para permitir que o ego se desenvolvesse e para que pudéssemos ter algo a corrigir. Os Cabalistas previram que desde o final do século XX, no ano de 1995, nós atingiríamos o nível correto do ego necessário para a correção.

“Ama teu amigo como a ti mesmo” se refere a uma conexão com os outros em que todos preenchem mutuamente os outros. Isso significa que o sentido da palavra “amor” não é levar prazer aos outros, mas preencher os desejos superiores dos outros. Nesse caso, o amor evoca a conexão total entre toda a humanidade num sistema chamado Adão (homem).