A Juventude Ortodoxa Deve Juntar-se Ao Exército?

Pergunta: Vários rabinos influentes condenaram fortemente a campanha em apoio à mobilização dos jovens ultra-ortodoxos para o serviço militar e alternativo.

Em particular, os rabinos em Jerusalém disseram que a campanha deve ser considerada pecaminosa e merece condenação. Eles ainda assinalaram uma decisão “Halachica (halakhah/halakahn)”.

É uma longa luta que agora está ganhando força. Mais recentemente, a polícia deteve um grupo de ultra-ortodoxos por suspeita de incitamento contra os apoiadores da mobilização. O que você pensa sobre isso?

Resposta: Este é um grande problema que tem de ser resolvido. Eu não posso imaginar qualquer um dos judeus ortodoxos que estão cercadas pela população árabe, não sendo protegidos pelo exército israelense. Por um lado, eles entendem isso perfeitamente. Por outro lado, não desejam participar.

Não há dúvida de que os árabes não fazem distinção entre judeus não-religiosos e religiosos, e realmente não me importo quem é quem. Hoje, eles são a ponta de lança nos ataques para destruir Israel e os judeus.

E os israelenses ultra-ortodoxos devem defender-se da influência de terceiros. Eles protegem-se, os “guetos” em que vivem: Jerusalém, Bnei Brak, áreas ultra-ortodoxos em todas as cidades de Israel, porque caso contrário eles podem não existir. Eles estão com medo da dissolução na comunidade secular, e, portanto, eu entendo.

Pergunta: Você não vê uma solução?

Resposta: Não há solução. É um cisma grave que já se arrasta por um longo tempo. Deve haver uma divisão entre a população religiosa geral e o setor ortodoxo, porque há outros setores religiosos que servem ao exército, e muitos deles até mesmo servem em unidades de combate.

Este é basicamente um jogo político, porque do ponto de vista não-religioso, as Forças de Defesa de Israel não precisam deles. Nós, simplesmente, devemos deixar esta questão e não lidar com ela. É uma disputa política antes das eleições, quando cada uma das partes tem orgulho em ser a favor ou contra isto, e, assim, tenta obter um ganho político.

De um modo geral, esta questão não vale à pena discutir, uma vez que não levará a nada. Eu não me ponho ao lado de qualquer uma das partes. Eu, simplesmente, estou constatando um fato.

[176173]

De KabTV do “Noticias com Michael Laitman” 1/2/16
Material Relacionado: