Religião E A Sabedoria Da Cabalá

laitman_214Pergunta: A Cabalá é ideologicamente contra a religião?

Resposta: Certamente que não. Pelo contrário, a religião e a sabedoria da Cabalá se complementam no processo de correção de uma pessoa para atingir a meta da criação, que é se assemelhar ao Criador.

A natureza de uma pessoa pode mudar somente se ela usa o método da Cabalá, que transforma a sua maneira de pensar. Uma pessoa não muda como resultado de ações mecânicas, e, portanto, quando ela apenas realiza ações religiosas, ela é chamada de sagrado (santo) inanimado.

Além disso, na verdadeira correção, ao estudar a sabedoria da Cabalá, a pessoa tem que estar circundada de pessoas que têm o mesmo objetivo, a fim de atrair o efeito da força de correção, a Luz da Torá, chamada Luz que Reforma. Está escrito: “Eu criei a inclinação ao mal; Eu criei a Torá como tempero para ela”.

Nós podemos dizer que a religião formata e direciona o comportamento de uma pessoa, enquanto a sabedoria da Cabalá direciona seus pensamentos. É dito que “uma oração sem intenção é como um corpo sem alma”. Nós estamos vivendo no tempo do Messias em que podemos nos livrar da nossa inclinação ao mal, o ego, e assim a sabedoria da Cabalá é revelada no mundo atual, a fim de permitir que a pessoa corrija seu ego e se assemelhe ao Criador.