Sair Do Impasse

laitman_424_01Pergunta: Cerca de vinte anos atrás, eu vim até você para fazer um curta-metragem sobre a sabedoria da Cabalá. Eu não estava pensando em nada do que estava conectado ao sentido da vida. Eu não achava que pudesse ficar com você.

Eu vim; vi que não havia nada para filmar. Não havia fitas vermelhas. Não havia água benta. Não havia nenhuma estrela de David. Você veio, se sentou, começou a falar, e a partir do quarto período tive a sensação de que estava em casa.

Mas eu sei que tudo foi diferente para você: o desejo de compreender o sentido da vida ardia em você. Como isso acontece numa pessoa?

Resposta: Depende. Cada um tem sua própria história.

Mas, basicamente, se você se lembra de sua infância, todos nós nos perguntamos sobre o sentido da vida: “Para que as pessoas estão vivendo? O que acontece com elas após a morte?”- etc.

Criancinhas muitas vezes fazem essa pergunta. Mas depois isso desaparece, especialmente quando o desenvolvimento hormonal começa a esmagar tudo. Depois de algum tempo, a questão sobre o sentido da vida às vezes começa a aparecer de tempo em tempo.

Mas, no nosso mundo, a gestão superior não espera que sejamos pegos em tais questões. Por isso, ela nos empurra através do sofrimento e da falta de sentido na vida.

Nós estamos num impasse que foi determinado deliberadamente pela gestão superior do nosso mundo. Se abrirmos livros de Cabalá que foram escritos há 4.000 – 5.000 anos, está escrito que o mundo chegará ao seu beco sem saída no final do século XX ou no início do século XXI. Nosso tempo deve se tornar, especificamente, a entrada para atingir o mundo superior para toda a humanidade.

Pergunta: Será que isso significa que você acha que esse beco sem saída é bom?

Resposta: O que mais poderia obrigar uma pessoa a se esforçar e superar a si mesma? Apenas um beco sem saída. Caso contrário, permaneceremos no mesmo nível bestial de desenvolvimento. Mas esse não é o plano da natureza.

Nós podemos sobreviver no atual estado por mais algumas décadas, mas não há absolutamente nenhuma necessidade disso, porque estes seriam anos de sofrimento intenso, agitação, ansiedade, preocupação e sentimentos de inutilidade, e a morte parecerá uma salvação.

Se não fizermos esta descoberta, o mundo passará por enormes sofrimentos. Afinal, eles são destinados a nos empurrar ao próximo nível superior. E se não fizermos essa descoberta, o sofrimento fará isso por nós.

Pergunta: De que servem as explicações, se o mundo ainda continua o seu caminho?

Resposta: Não, isso não é assim. Existe um programa da criação que se torna materializado na vida. Toda a nossa evolução é descrita nos livros de Cabalá, desde o início da Terra bilhões de anos atrás até os dias atuais.

Muito antes de Darwin e outros cientistas e filósofos, os Cabalistas escreveram que o mundo está evoluindo de acordo com um programa particular. Agora, esse programa chegou ao fim da sua realização física.

Na verdade, nós escolhemos tudo o que precisamos fazer, de modo que a ciência, cultura, família, e tudo o que a pessoa se envolve em nosso mundo chegou a um beco sem saída. É especificamente esse impasse que deve nos empurrar para cima.

Pergunta: Se tudo foi planejado desde o início, por que a pessoa deveria fazer um esforço?

Resposta: Para que pudéssemos avançar por nós mesmos e rapidamente atingir o objetivo da criação através da conquista da sabedoria, não por necessidade como animais fugindo do sofrimento que os impulsiona por trás. Assim, pois, a nossa subida ao próximo nível será desejável e alegre.

Da Lição de Cabalá 20/09/15