O Vinho É A Luz Da Sabedoria Superior

laitman_276_01A Torá, “Números”, 6:3: Terá que se abster de vinho e de outras bebidas fermentadas e não poderá beber vinagre feito de vinho ou de outra bebida fermentada. Não poderá beber suco de uva nem comer uvas nem passas.

Pergunta: Por que as uvas são mencionadas junto com bebidas alcoólicas na Torá?

Resposta: Na época, as uvas nunca eram usadas ​​como alimento. As pessoas tentavam estocar comida para um dia, uma semana, e até mesmo anos antes.

Isso explica por que o vinho assim como o óleo de oliva, farinha, e outros produtos que podem ser armazenados durante um longo período de tempo eram especialmente preciosos porque as uvas eram utilizadas apenas para fazer vinho.

As uvas pertencem a um nível muito elevado: o nível de Hochma. Por que há uma cerimônia especial de degustação de vinhos e pronunciamento de bênçãos para o vinho? A razão é que de acordo com a Cabalá, o vinho representa a Luz Superior, a Luz da Sabedoria, a Luz de Hochma, não só porque é um produto útil como eles pensam hoje em dia.

O vinho mata as bactérias que vivem nele, porque a Luz Superior trata, corrige e preenche completamente todos os nossos desejos. Não importa quanta sujeira exista nas uvas, durante o processo de fermentação toda a sujeira se transforma em sedimentos e o vinho permanece limpo.

Coletar uvas e produzir vinho não é um processo fácil. A Cabalá descreve cada nuance deste procedimento: o tipo de uva, o diâmetro de cada uva é pró-rata à sua superfície externa, o mês que a uva é colhida, e em que lado da montanha com relação a Jerusalém ela cresce, etc.

Normalmente, os Cabalistas colhem uvas antes do sol nascer, porque a formidável força (Amtakat a-Dinim) que está presente no vinho “dorme” ao nascer do sol. É como se as uvas dormissem e despertassem ao mesmo tempo.

Neste mundo, não há objetos ou eventos que não tenham uma raiz no mundo superior. Tudo é governado por uma força. Cada pessoa na Terra executa seu trabalho inconsciente e involuntariamente. É assim que o mundo segue em frente.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 21/01/15