Doze Tribos De Israel

laitman_749_02A formação das 12 tribos de Israel vem do fato de que todo o desejo tem 12 partes. O desejo em si é composto de quatro fases de desenvolvimento correspondentes ao nome das quatro letras do Criador. Além disso, o desejo é dividido em três linhas. E toda a manifestação deste esquema é o Criador.

Quatro fases vezes três linhas é 12. Portanto, toda a sociedade está dividida em 12 partes. Isto é ainda derivado do tempo de Jacó. Quando Jacó estava conectado ao enorme ego da próxima fase, ele foi “dividido” em 12 partes, porque não podia suportar aquilo. E todos os que são chamados de 12 filhos de Jacó começaram a trabalhar neste ego para transformá-lo em altruísmo e amor mútuo. É assim que as 12 tribos foram formadas com 12 bandeiras (estandartes) para todos os campos.

Pergunta: Será que cada líder de uma tribo: Judá, Benjamin, José e assim por diante, é uma parte maior ou menor de meu ego?

Resposta: Certamente. Uma pessoa é um mundo pequeno! Ela tem tudo nela! Cada nome corresponde a uma característica particular, e cada característica tem a sua própria correção.

Pergunta: Que tipo de ego tinha José, já que ele foi vendido como escravo no Egito: o maior ou o menor?

Resposta: José representa a totalidade de todos os tipos de ego. Isso significa que ele não tem qualquer ego próprio, então ele é chamado de “José, o Justo”. Mas, por outro lado, especialmente graças à característica do Tzadik (justo), que não pertence a ninguém, ele foi separado de seus irmãos. E assim ele pôde reunir todas as suas características e entrar em Malchut com eles, ou seja, pôde se voltar ao Faraó. Ele os reuniu em si mesmo, e por isso é chamado José, que é o símbolo da “reunião” (L’asof).

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 11/02/15