Convenção de Nova Jersey – “Completando O Círculo” Lição 1

One Convention Banner

Lição No. 1: A Dezena Como Um Vaso Espiritual

1. Rabi Yochanan disse, está escrito: “Serei santificado entre Israel”. Tudo com respeito à Kedusha (santidade) não pode ser em menos de dez.
Talmud Bavli, Masechet Megilah, Página 23/2

2. Rabi Chalafta Ben Dosa diz, Dez sentados e se engajando na Torá, a Shechinah habita entre eles, como está escrito (Salmo 82), “O Criador está na congregação dos poderosos”.
Mishna, Masechet Avot, capítulo 3, versículo 6

3. Rabi Shimon Bar Yochai foi expondo os segredos da Torá, com os amigos escutando a sua voz e se unindo com ele, e estando nesta coenxão, cada um respondendo com a sua parte.
Ramchal, “Poderoso no Céu”, 24

4. Eles estavam sentados em um semicírculo, carinhosamente e com amor, como um feixe, como o Sinédrio, não suspeitando uns dos outros, uma vez que podiam ver um ao outro e ouvir uns aos outros discutindo uns com os outros, resultando em instrução adequada.
Comentário -Rashi no Talmud Bavli, Masechet Cholin

5. Israel não vai ser resgatado por tristeza, nem por servidão, nem para fora de suas divagações ou loucura e nem por pressões ou falta de alimentos, mas por dez pessoas sentadas juntas, cada uma lendo e compartilhando com seu amigo, assim as suas vozes serão ouvidas como está escrito (Obadias, Capítulo 1), “no Monte Sião haverá livramento e lá haverá santidade”.
Tana Dovi Eliyahu Zota, Capítulo 14

6. 105) Está escrito, quão amado é Israel diante do Criador, que onde quer que estejam, o Criador está com eles, porque Ele não retirou Seu amor deles, como está escrito: “E Me farão um santuário, para que Eu possa habitar no meio deles”, uma vez que a Shechiná vem à sinagoga cedo.

106) Feliz é o homem que está entre os dez primeiros na sinagoga, porque por eles é concluída a congregação, o que não é menos do que dez. Eles são os únicos que são santificados pela Shechina primeiro. Mas deve haver dez na sinagoga, ao mesmo tempo, e não vêm pouco a pouco, de modo que a conclusão dos órgãos não se encontra detida, pois todos os dez são como órgãos de um corpo único em que a Divindade habita.
-Zohar Laam, Nasso, 105-106

7. Quando vários amigos se reúnem, cada um não tem senão uma pequena quantidade desse poder, que é melhor para sair do amor próprio, mas não tem energia suficiente e importância da doação, para tornar-se independente e sem ajuda externa. Assim, todos estes indivíduos anulam-se uns aos outros. Pelo menos em teoria, juntos eles vão ter a força para O amor do Criador, mas não são capazes de realizá-lo. No entanto, por cada um aderir à sociedade e anular-se à sociedade, eles criam um corpo. Se, digamos, este corpo é composto de dez pessoas, este órgão tem dez vezes a força de uma única pessoa.

Isto é com a condição de que quando eles se reunirem, cada um vai pensar que está agora se juntando com a finalidade de anular o seu amor próprio, ou seja, que não deve pensar em como cumprir sua própria vontade, mas sim deve pensar tanto quanto possível no amor do amigo. Só desta forma é capaz de receber o desejo e a necessidade necessários para atingir o novo atributo, chamado a desejo de doar. Assim, do Amor dos Amigos é capaz de chegar ao amor do Criador, ou seja, que seu desejo é dar contentamento ao Criador. Segue-se que esta é a única maneira pela qual a pessoa pode obter o entendimento de que a questão da doação é muito importante e necessária, e que era capaz de alcançá-lo somente através do amor dos amigos.
Escritos do Rabash, Vol. 1, “Sobre o Amor de Amigos”

8. O principal objetivo para a assembleia é que todos possam se unir como um só, e que todos os seus pedidos sejam direcionados para um objetivo: revelar o Criador, “Em cada dez habita a Shechiná”. Certamente, quando há mais de dez não é certamente uma maior revelação da Shechiná (Divindade), e cada um se une a seu amigo … e se anula ao seu amigo e o seu amigo a ele, até que todos sejam anulados. Assim, quando esta é a intenção da assembleia, então naturalmente … o Criador chama a si mesmo mais perto deles … e as boas Chasadim (misericórdias) são reveladas e atraídos à congregação de Israel.
Rabbi Klonimus Kalman Halevi Epstein, Maor VaShemesh, Parashat Vayechi

9. Sabedoria e discernimento sobre como servir o Criador vem através da unificação entre nós no amor dos amigos…  estar conectado um com o outro no amor e num único coração, para servir o Criador e emprestar um ombro … ou seja, que devemos nos unir um com o outro, e ser bloqueados no coração de cada um, e nos tornarmos “um feixe”, para servir o Criador de todo o coração.
Maor VaShemesh (Luz e Sol), “Os Segredos de Rosh Hashanah”

10. O aspecto mais importante do amor e da unidade encontra-se no desejo, que cada um deve estar contente com seu amigo, de modo que não haverá divergência entre o seu desejo, mas que eles sejam incorporados num único desejo, e, através disto, são capazes de ser incluídos no desejo superior, que é o objetivo da unidade.
Likutei Halachot (Coleção de Leis), “Lei de Arvut”, 03:30…