Construir Uma “Tenda Da Revelação” Em Si Mesmo

Os Cabalistas falam sobre o mundo espiritual com palavras deste mundo, o que nos leva a ficar muito confusos. Nós lemos na Torá sobre a construção da “Tenda da Revelação” (Tabernáculo) e nossa mente apreende isso como uma atividade física.

Os Cabalistas dizem que nós podemos finalmente descobrir a espiritualidade se lermos esses livros, tentando com todas as nossas forças descer na profundidade das palavras e esclarecer o que realmente está oculto atrás de cada palavra.

laitman_525Pergunta: Portanto, Moisés não é um homem velho de cabelos brancos, com uma longa barba e um bastão?

Resposta: Claro que não! Moisés é uma característica. Nós não estamos falando sobre pessoas ou objetos, mas apenas de características. Não de uma pessoa má, mas do mal, e não de uma pessoa mesquinha, mas de mesquinharia. O mundo espiritual é características em sua forma mais pura.

Portanto, ao ler a porção semanal, eu devo imaginar um estado espiritual, o mundo superior. Se está escrito que é necessário construir a “Tenda da Revelação”, eu devo esclarecer o que significa esta ferramenta espiritual onde o Criador é revelado? Que características em mim devem corresponder ao que deve estar dentro dela: A “Arca da Aliança” com os querubins, Cohanim (sacerdotes), e os Levitas, com o povo de Israel ao seu redor?

Eu começo a procurar estas características únicas dentro de mim; tudo acontece dentro da pessoa. O mundo inteiro está dentro de mim, como é dito: “E a pessoa é um mundo pequeno”. Mesmo todo este mundo que vejo ao meu redor realmente se encontra dentro de mim.

Nós devemos sempre tentar representar isso corretamente, e, finalmente, uma transformação interior ocorrerá, quando eu começar a sentir que isso se encontra realmente dentro de mim. Então eu entenderei como construir a “Tenda do Testemunho” e o que é o trabalho dos Cohanim, dos Levitas e do povo de Israel que está a sua volta, e como as minhas doze tribos de Israel avançam no deserto.

Eu preciso construir todos os detalhes que são mencionados na Torá a partir das minhas características e desejos. Diante de mim está o monte dos meus desejos, e eu devo tomá-los, classificar todas as forças e características, e esclarecer como conectá-los para construir a mesma forma sobre a qual a Torá fala.

De KabTV “Os Capítulos da Torá com Shmuel Vilozni” 15/12/14