L’Chaim – Pela Vida Espiritual

laitman_285_02Escritos do Baal HaSulam, Shamati # 173: “Ele disse sobre dizer L’Chaim (à vida) ao beber vinho, que é como nossos sábios disseram: ‘O vinho e a vida de acordo com os sábios e os seus discípulos’”. Isso é desconcertante: por que especificamente de acordo com nossos sábios? Por que não de acordo com o ignorante?

A questão é que dizer L’Chaim” implica a vida superior. Quando bebemos vinho, devemos lembrar que o vinho tem a sua fonte espiritual, o que implica “o vinho da Torá”, a Luz que vem como uma recompensa, e por isso nós dizemos, “L’Chaim!”, um lembrete de que devemos estender a Luz da Torá, chamada “vida”.

A vida corporal, no entanto, é chamada pelos nossos sábios, “Os ímpios, em suas vidas, são chamados de ‘mortos’”. Por isso, é especificamente nossos sábios que podem dizer, “vinho e vida”. Isso significa que só eles são qualificados a prolongar a vida espiritual. As pessoas incultas, no entanto, não tem nenhum desejo por ela ou as ferramentas para estendê-la.

O vinho simboliza Ohr Hochma (Luz da Sabedoria), a qual eu quero receber a fim de doar (com Ohr Hassadim). Se eu posso manter Ohr Hochma com Ohr Hassadim (Luz da Misericórdia) e não violar a acomodação entre elas para sentir a vida, então essa energia entra em nós de uma forma positiva.

Mas se eu não tenho suficiente Ohr Hassadim, então a Shevirat HaKelim (a quebra dos vasos) acontece e eu caio novamente no desejo egoísta. Então, eu aparentemente analiso se tenho suficiente Ohr Hassadim para receber Ohr Hochma, de modo que uma Luz pode ser vestida na outra. Então, Ohr Hochma é revelada, e o próximo nível é revelado em mim.

Uma análise como essa é chamada de L’Chaim, doar com fé acima da razão. Receber em prol da doação é o processo de comer, que se expressa na palavra, “L’Chaim” , o que significa que eu estou fazendo isso em prol da vida espiritual.

Eu transmito a Luz que recebo a partir de Cima através de mim, transmitindo-a aos outros, caso contrário, ela não entra em mim. Esta é a lei do mundo superior. Quando eu recebo a fim de doar, transmitindo através de mim para os outros, e eles por sua vez fazem a mesma coisa, transmitindo-a através de mim, isso é chamado de “L’Chaim“.

Portanto, quando nós bebemos vinho, nós dizemos, “L’Chaim!”, o que significa que nos lembramos de que é necessário se preocupar com a recepção direita da Luz da vida, a fim de atingir o nível superior.

Da Lição Diária de Cabalá 17/04/14, Perguntas e Respostas com Dr. Laitman