Remédio Para O Mundo

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como devemos nos relacionar mais corretamente com as expressões de antissemitismo? Nós devemos continuar a ignorar seu crescimento nos EUA e esperar que vai desaparecer por si só, ou vai crescer a tal ponto que depois será tarde demais?

Resposta: Nada vai desaparecer por si só, porque os antissemitas estão certos. Ouça o que eles dizem: os judeus são responsáveis ​​por todos os problemas do mundo. Eles sentem que dependem de nós. Como você se relaciona com as pessoas que lhe causam danos e de quem você depende?

Elas têm reivindicado isso por séculos. Nós temos que ouvir o que elas dizem e entender de onde isso se origina. Nós temos que levar a ideia de unidade e conexão com o mundo: a teoria, a experiência prática e o exemplo para isso; como está escrito, “tornar-se uma Luz para as nações”.

Nós, por outro lado, não fazemos isso, mas mostramos ao mundo o contrário, como é possível se dar bem melhor na vida egoisticamente. A menos que nos conectamos e nos tornemos um bom exemplo para as nações do mundo, a atitude do mundo não vai mudar em relação a nós para melhor. Ela vai constantemente piorar à medida que o mundo se torna cada vez mais abrangente e mutuamente ligado por um lado, e despedaçados internamente pelo ego, por outro.

Assim, a tensão está em constante crescimento, na medida em que a natureza se aproxima de nós, conectando-nos de fora, enquanto dentro nós somos despedaçados, repelidos um pelo outro. Neste estado, a sabedoria da Cabalá, que significa não só a ideia, mas também a experiência prática da nossa conexão correta e unidade, é o remédio para o mundo inteiro, sem o qual o mundo não vai sobreviver.

Se não começarmos a nos conectar e unir corretamente, vamos chegar a uma terceira guerra mundial e grandes sofrimentos, que são mencionados nos escritos dos Cabalistas. Eles também nos dizem como podemos nos unir de forma rápida e adequada. Isso é muito fácil praticar e será refletido imediatamente nas nações do mundo. Se quisermos que as nações do mundo mudem a sua atitude em relação a nós, e como se diz em Isaías, “nos admirem”, isso só é possível se nós lhes dermos o exemplo certo de cooperação mútua entre toda a humanidade, um exemplo da ordem no mundo, então vai haver essa total dependência mútua.

De uma Palestra nos EUA, 06/08/14