O Extremismo De Direita Na Europa, Parte 2

Dr. Michael LaitmanEste Velho, Velho Mundo

Pergunta: A Europa já teve experiências amargas; ela conheceu tantas guerras. Por que ela não tenta quebrar a atual tendência de xenofobia?

Resposta: Nós vivemos em tempos diferentes. A Europa moderna contemporânea não está preparada para lutar. Por exemplo, quando eu estava na Alemanha eu falei com políticos, prefeitos e figuras públicas; que admitiram para mim que as pessoas estão simplesmente exaustas, inconscientemente exaustas. Claramente, é possível sair e protestar com grandes brados, mas, basicamente, os europeus não estão preparados para resistir ao que está acontecendo.

O que aparentemente impede os líderes ou outros que parecem ser unanimemente contra ideias que faliram o multiculturalismo, contra distúrbios aos setores “não-nativos”, de se manifestarem na rua? Mas não, as pessoas não estão dispostas a protestar. O tempo de batalhas já passou, e hoje elas não estão prontas para lutar.

Basicamente, nada sério está por trás de declarações inclusive neonazistas. Estes não são fascistas que comandaram os desfiles com tochas do século XX.

Comentário: E mesmo assim as pessoas estão votando para os de extrema direita, adicionando peso político a eles.

Resposta: É político, mas não mais do que isso. Eles não estão prontos e não estão preparados para uma verdadeira guerra na Europa. Os europeus não têm poder, nem incentivo. Eles têm idade, e isso é muito perceptível. Mesmo que as pessoas discordem um pouco com o que está acontecendo, e mesmo que os jovens ainda saiam para as ruas aqui e ali, em geral, o velho mundo envelheceu e enfraqueceu, e reconhece isso.

De KabTV “Uma Nova Vida” 09/09/14