O Dilúvio E Outros Desastres Naturais

Dr. Michael LaitmanTudo sobre o que a Torá escreve acontece em um nível espiritual, mas seus personagens eram Cabalistas e realmente existiram. A Torá fala apenas sobre a entrada de uma pessoa no mundo espiritual. Ela não descreve fenômenos e acontecimentos na vida física, mas apenas o caminho interno de uma pessoa para alcançar o Criador.

Nesse sentido, Adão e Noé eram pessoas reais, que uma vez viveram na terra, ensinaram as pessoas nas suas escolas Cabalísticas, e as chamaram de seus filhos ou descendentes.

Visto que os eventos descritos na Torá aconteceram em um nível espiritual, é impossível dizer que todos aconteceram na vida física.

Por exemplo, houve realmente um dilúvio? Por milhares de anos de desenvolvimento humano, houve certamente todos os tipos de desastres naturais. Mas a história do dilúvio fala sobre duas características do grande poder da água, sobre a boa característica de doação que a água simboliza (o lado direito) e o poder ruim da água que afoga, destrói, causa tsunamis e afins (o lado esquerdo).

A história de Noé é especificamente sobre isso e não se trata de algum desastre natural global no nosso mundo.

A Torá fala sobre como a pessoa compreende a maneira que deve crescer acima da característica de julgamento, o poder que existe na água, e, através de algum tipo de relacionamento com esse poder, ela pode se realizar dentro dele corretamente, deve construir uma arca, o correto ambiente fechado, no qual as características da água serão boas para ela, e não cruéis ou letais.

No seu nível contemporâneo de conhecimento sobre o sistema de supervisão, Noé fez uma tremenda descoberta para as gerações futuras de Cabalistas que deixou bem claro como é possível a passagem das forças da natureza mais cruas, poderosas, e mais ameaçadoras para aquelas forças boas e úteis.

Isto é porque antes de Noé, as pessoas eram impotentes quando confrontadas com a natureza, como crianças. E seu método possibilitou domar o poder ameaçador da natureza. Portanto, o nível de Noé era necessário para o caminho da humanidade no sentido da realização e controle de todo o sistema de supervisão.

De KabTV “Contos” 15/10/14