Exílio: À Beira Da Luz E Da Escuridão, Parte 1

Dr. Michael LaitmanVamos entrar em mais detalhes sobre o período da destruição do Primeiro Templo. Em essência, foi uma descida do nível de amor, a obliteração do “Templo do Amor” entre as pessoas.

Anteriormente, todas as doze tribos de Israel observavam o princípio “amem ao próximo como a si mesmos”. Depois, essa noção entrou em colapso. Como resultado, dez das doze tribos desapareceram. Em outras palavras, elas foram espalhadas por todo o mundo.

Anteriormente, elas existiam no nível do “amem ao próximo”. Após a sua descida para um nível mais baixo, elas não tinham nada a fazer na terra de Israel, uma vez que não estavam mais conectadas com os desejos gerais que tiveram que ser corrigidos, a fim de atingir outros níveis. As duas tribos bastavam para atingir o nível mais baixo e permanecer neste nível.

Vamos colocar assim: todas as doze tribos caíram do nível do amor para o menor nível. Na verdade, a diferença entre esses dois níveis compreende as dez tribos. É por isso que elas desapareceram.

Depois, elas levaram a humanidade ao período contemporâneo: o beco sem saída final, a crise que hoje engloba o mundo inteiro.

Pergunta: O que você quer dizer com “elas levaram”?

Resposta: Muitos personagens históricos importantes vieram das dez tribos. Depois de verificar esse fato, as pessoas vão culpar os judeus por “estragar” tudo. Elas vão acusá-los de levar intencionalmente a humanidade inocente para a crise mundial ao longo da história.

Pergunta: É verdade que todos os líderes que dirigiram os maiores e mais significativos processos históricos e os influenciaram vêm das dez tribos?

Resposta: Sim, é verdade. A maioria deles é simplesmente parte das dez tribos.

Pergunta: Será que eles ainda dirigem a humanidade à crise, ao impasse em que nos encontramos?

Resposta: Sim.

Pergunta: O que aconteceu com as outras duas tribos?

Resposta: Elas caíram do nível do Primeiro Templo. Razão pela qual elas perderam a guerra com os babilônios, os seus “vizinhos” (próximos), que eram governados por Nabucodonosor. Depois que ele conquistou os judeus, ele levou alguns deles para o cativeiro e deixou alguns na terra de Israel.

Apenas um número muito pequeno do povo judeu voltou e se reconectou com seus irmãos mais tarde. Assim, as duas tribos começaram a construir o próximo templo.

Pergunta: Será que eles ainda têm uma centelha vivendo neles?

Resposta: Não apenas uma centelha! Eles nunca chegaram até o fundo. Eles caíram do nível do “ame ao próximo” até o nível de uma boa conexão entre eles, o chamado “nível de Hassadim“, que em essência é sobre “não prejudicar o outro”, o estabelecimento de boas relações e ser cortês com seu próximo: “Eu não sou contra você; você não está me enfrentando”. Este também é um nível espiritual, uma vez que é construído acima do ego.

É por isso que depois que os judeus retornaram da Babilônia, eles construíram o segundo templo, que foi construído sob a orientação e supervisão direta do tsar babilônico Cyrus, filho de Esther. É uma história “distorcida” de relacionamentos “familiares”…

De KabTV “Babilônia Ontem e Hoje” 03/09/14, Parte 6