Ansiar Por Doação

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que é uma ordem consistente de trabalhar com o ego? Suponha que eu descubra o mal dentro de mim. O que acontece a seguir? Como eu trabalho com isso?

Resposta: A primeira condição é relaxar, pois você não está pronto para trabalhar com o seu ego. Portanto, não pense em “tirar um machado e cortar fora o rabo do ego”.

Trabalhar com o ego não começa com a tentativa de aniquilar as características negativas dentro de nós. Em vez disso, nós atraímos características positivas para nós. Portanto, em geral, a sabedoria da Cabalá não fala sobre trabalhar com o ego. Este é o papel do Criador, a Luz. Nosso trabalho é querer que o ego seja corrigido numa característica oposta.

De forma alguma nós pensamos no ego. Nós devemos ansiar pelo bem, pelo amor, pela conexão e unidade, por uma conexão entre nós, em que cada um vai parar de sentir a si mesmo e vai sentir um corpo homogéneo (o desejo). Se pensarmos nisso e quisermos isso, a Luz vai agir e nos influenciar de acordo com o nosso anseio por isso, porque esta é a sua característica: única, singular e unificado, um desejo singular, a característica de doação.

Junto com isso, eu não penso no ego. Penso só no que é positivo, e, depois, a Luz age em mim e corrige tudo o que é necessário em mim. Eu não a ensino o que corrigir, porque, afinal, eu não sei. É assim que isso funciona.

Pergunta: Suponha que eu descobri que odeio e invejo algum amigo. O que devo fazer neste momento?

Resposta: Peça amor. Experimente, e você ficará convencido de que há uma diferença entre pedir a correção do mal e o aparecimento da característica do bem. Não é a mesma coisa.

Isso é porque a pessoa está sempre onde estão seus pensamentos. Por que eu deveria estar no meu mal e ser estimulado por ele, “sugando tudo ao seu redor”, e explorando-o? Eu não preciso disso! Pelo contrário, é melhor que eu esteja conectado com as futuras características positivas desejáveis ​​que por enquanto não existem em mim. É melhor pensar nelas, ansiar, sonhar, imaginar que estou dentro delas.

Fuja do seu ego e anseie por doação.

Da Convenção em São Petersburgo 18/09/14, Lição Preparatória 2