O Shabbat

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que a questão do Shabbat aparece novamente na Parashat Aharei Mot (Depois da Morte), após a descrição do carneiro que é enviado para o deserto e o outro carneiro que é oferecido como sacrifício? Afinal de contas, isso já foi mencionado no êxodo do Egito.

Resposta: À primeira vista, a referência ao Shabbat parece redundante e desnecessária. Mas a questão é que todas as ações que realizamos são apenas para nos levar ao estado do fim da correção, que é chamado de Shabbat. O Shabbat simboliza o fim de todo o trabalho, quando tudo está corrigido e não há necessidade de fazer mais nada. Assim, os estados que são gradualmente corrigidos são adicionados aos estados previamente corrigidos e são acumulados numa conta geral, o que, por fim, é expresso no estado de Shabbat.

Mas depois de cada ação, cada nível também termina no mesmo estado visto que se eu recebo 20 quilos de desejos, a fim de corrigi-los em amor e doação, e eu chego ao fim da correção dessa parte, eu entro no estado temporário de Shabbat. Quando eu corrijo totalmente a minha alma eu alcanço o estado final do Grande Sabbath.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 06/03/14