Amadurecer Não Por Meio De Golpes

Dr. Michael LaitmanNós estamos envolvidos com um sistema de forças que está tentando alcançar o equilíbrio e nos dá respostas interativas. Além disso, há uma força única que ativa todas elas. Esta é a fonte de equilíbrio. Ela influencia e age sobre todas as forças particulares, em todas as partes, para trazê-las a um equilíbrio inclusivo, e essa força é chamada de “Criador” ou “natureza”.

No entanto, ela não nos é revelada, porque daí estaríamos unidos contra a nossa vontade. Suponha que o Criador exigisse visivelmente de nós: “Unam-se, senão Eu vou acabar com vocês”. Certamente, nós ouviríamos a Sua voz sem qualquer outra escolha.

No entanto, não teríamos amadurecido desta forma, porque a nossa escolha, “de ser um bom filho”, permaneceria no nível animal e seria baseada no medo da punição.

Por outro lado, hoje em dia, quando somos punidos, isso ainda não nos obriga a nos tornarmos “bons filhos”. Não há nenhuma conexão clara entre os dois, de modo que nós mesmos completaríamos a deficiência através do nosso entendimento para que pudéssemos amadurecer, alcançar e atingir todo o sistema da criação.

Assim, os pais, também, ao punir um filho, não o obrigam a obedecer imediatamente, pois querem que ele amadureça, distinga entre o bem e o mal, e entenda como agir corretamente por si mesmo. Isso é para que o filho pequeno, que não entende, se torne um adulto maduro que irá adquirir inteligência através das tolices.

É impossível apenas bater nele como um animal que tem medo de você e depende de você e por isso faz o que você quer. Não, nós não queremos que o filho seja tão dependente de nós. Nós esperamos que ele tenha compreensão, realização, autoconsciência, e um correto livre arbítrio.

Portanto, não há nenhuma conexão direta entre problemas e, inversamente, boas ações. A natureza organiza tudo para que tenhamos que preencher esse espaço entre desastres e boas ações com o reconhecimento do mal.

Pergunta: Como tudo está conectado?

Resposta: Os Cabalistas devem ensinar o povo de Israel como agir, e, quando o povo de Israel chegar ao nível de compreensão e sentimento, ele vai começar a ensinar toda a humanidade. Isso é chamado de “ser uma Luz para as nações”. Após a correção interior, vamos ver até que ponto eles estão prontos para isso, a fim de compreender isso de nós.

Hoje, nós temos sabedoria. Nós temos o conhecimento sobre o que deve ser feito e estamos tentando sair para o povo.

De KabTV “Cabalistas Escrevem: As Guerras de Israel” 18/07/14