A Educação Do Teimoso

Dr. Michael LaitmanComentário: No passado, costumava haver uma forte unidade do povo em tempos de guerra; hoje, na televisão e nos jornais, os confrontos estão constantemente acontecendo entre a direita e a esquerda, apesar do fato de que uma guerra está acontecendo [em Israel] e seria desejável se unir.

Resposta: Eu acho que nenhum apelo vai ajudar a unificação. Nós simplesmente devemos explicar às pessoas qual é a sua tarefa com a ajuda de workshops e mesas redondas, caso contrário, nada será feito.

Comentário: Mas as pessoas não gostam de ouvir sobre sua missão, sobre a sua tarefa.

Resposta: Será que elas querem continuar a lutar? Na minha opinião, a ação atual em Gaza nos convence de que não há solução. Guerras irão ocorrer com mais frequência. Se eles antes elas eram uma vez a cada dez anos, agora elas vão voltar cada ano e meio. Nossos vizinhos se recuperam muito rapidamente.

Comentário: Isto significa que temos de concluir que a solução deste problema é irracional.

Resposta: A solução não é irracional. A unidade da humanidade num único sistema unificado irá influenciar o mundo ao redor e nós para melhor. O que há de irracional nisso?

Nós estamos num sistema fechado que começará a existir em harmonia interna. E isso é natural; todos os processos físicos, químicos, etc., nos ensinam sobre a precisão de tal estado.

Nossos corpos existem na mesma harmonia, embora sejam compostos por diferentes órgãos que se opõem entre si. Mas existe um sistema que organiza o funcionamento do corpo de uma forma adaptativa, com homeostase, com equilíbrio interno, e governa-o. Nós temos que ter esse tipo de homeostase entre nós. Pois, apesar da multiplicidade de povos, civilizações e culturas, toda a humanidade é em si mesma um único sistema.

Os judeus são o mesmo grupo de pessoas que compreendeu e reconheceu pela primeira vez a natureza deste sistema, o primeiro a aceitar a lei da unidade, “Amarás o teu próximo”, o primeiro no gigantesco laboratório chamado de “humanidade” que precisou chegar a isso e através deles levá-lo a todos os outros.

Pergunta: A ideia é que é preciso acreditar nisso?

Resposta: Não acredite! Comece a agir dessa maneira e você vai ver que isso é assim. E se você não quiser, então a vida irá forçá-lo. Portanto, por que sofrer por nada?

Nós devemos falar sobre isso para o nosso povo teimoso e obstinado, organizar mesas redondas para eles, explicar muitas vezes em todos os tipos de formas a essência da nossa tarefa e tentar levá-los a um tal estado onde, uma vez que eles estiverem sentados ao redor da mesa, vão começar a sentir que algum tipo de força criativa singular vai ser realmente revelada entre nós. Com sua ajuda, nós podemos construir uma nova estrutura da nação e do povo.

Nós devemos explicar isso de forma constante e paciente às pessoas. Uma e outra vez! Este é o processo de educação.

De KabTV “Discussão sobre a Situação Atual em Israel” 24/07/14