Amigos, Me Acordem!

Dr. Michael LaitmanPergunta: Quanto mais eu avanço, menos força eu tenho. Como eu posso ser responsável por outra pessoa?

Resposta: Isto é realmente uma indicação de que você está realmente avançando e que descobriu que não tem nenhum vigor. Isto é muito bom e é considerado avanço.

Friends, Wake Me Up!

Afinal, você avança para a doação e descobre que não tem nenhum vigor. Sua força está se esgotando e é assim que deve ser até você chegar a um estado onde não tem nenhum poder, zero completo.

Como pode ser de outra forma? Como o seu ego permitirá que você avance em direção à doação? É como as dez Sefirot da Luz Direta e da Luz de Retorno: conforme você avança na doação de 0% a 100%, seu ego diminui de 100% a 0%. Isso é chamado de ordem inversa das Luzes e dos vasos.

E não há nada errado com isso! Você deve estar feliz que tem cada vez menos força para estudar e amar os amigos. Você começa a dormir e sentir que é um pedaço de pano, mas esta é a verdade que deve ser revelada.

Você descobre a sua natureza, em que não há nada mais que um desejo de desfrutar. Se, no entanto, nenhum prazer se ilumina para você, você não pode se mover. Seu ego não quer nada e está pronto para dormir até seu último dia: dê-me um comprimido para dormir, de modo que eu durma e nunca mais acorde. Quem não quer fechar os olhos e nunca mais abri-los novamente? O importante é não sentir nada.

Esta é uma impressão correta, a pessoa tem que sentir isso e, em seguida, trabalhar com isso, mas há aqueles que escapam. Por que eu preciso sofrer com esse sentimento? É melhor ir com meus velhos amigos para um jogo de futebol ou a um bar, a uma festa, aproveitar a vida e pensar o mínimo possível.

A principal coisa é não pensar no objetivo da criação. Você pode jogar fora esses pensamentos e decidir que é tudo bobagem, a fim de se justificare voltar a sua vida normal.

Mas há pessoas que avançam apesar de tudo. A cada momento nós temos a chance de escolher, mas você deve saber que terá cada vez menos força. Então poderá recebê-la de cima ou perdê-la totalmente e ir embora.

Portanto, nós começamos a pensar em como receber força do Alto. Isso só é possível de se perguntarmos por meio do grupo. Se o grupo começa a demonstrar a grandeza do objetivo e a grandeza do Criador diante de mim, eu vou acordar graças a minha inveja, luxúria (cobiça) e honra. Isso significa que eu tenho que receber os desejos do ambiente ou através do ambiente do Alto.

Assim, a grandeza do objetivo se torna tão necessário para mim que sem ele eu não posso me mover ou fazer qualquer coisa. Eu deixei a minha velha vida corpórea e a vida espiritual ainda está longe da vista. Então, o que será de mim? A única coisa a fazer é acabar com essa vida inútil e morrer?

Aqui a pessoa começa a entender por que os Cabalistas dizem: “ou o grupo ou a morte”. Eu não tenho escolha, exceto organizar um ambiente que me impressione com a grandeza e a importância do objetivo que vai me abalar, empurrar, balançar, envergonhar-me e puxar-me.

Não faz diferença que meio seja usado, contanto que me de vida e me acorde! Eu estou pronto para pagar tudo o que tenho por isso.Eu peço: “Amigos, acordem-me! E quando eu acordar, eu prometo recompensá-los muitas vezes mais, com juros!”Esse é o caminho que devemos trabalhar.

Da 5ª parte da Lição Diária de Cabalá de 5/27/14, Escritos do Baal HaSulam