Preocupação Com Necessidades

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que significa pedir só necessidades?

Resposta: Se uma pessoa está preocupada em doar aos outros, ela não tem que se preocupar com suas necessidades, porque elas sempre vêm para preencher seus desejos num grau suficiente. Mas há situações únicas em que uma pessoa deve dar uma olhada em si mesma para esclarecer o que é essencial e que a sua realização seja encontrada. E ela vê que este grau das necessidades encontra-se nos desejos de doar que são dirigidos ao Criador.

No nível de Bina, a pessoa não pede necessidades, porque isso é atendido por si só. Ela não tem que se preocupar com isso. Isso ocorre porque o nível de Bina é doação absoluta, Hafetz Hesed, um estado de Katnut (pequenez) por parte dos vasos, os estados de “embrião” e “amamentação”.

Mas quando a pessoa passa por estados maiores e mais elevados e começa a trabalhar com os vasos de recepção, ela deve se tornar ativa e se voltar com uma oração única pelas necessidades para determinar qual será o seu trabalho pelo propósito da doação. Isto deve ocorrer mesmo que ela não tenha qualquer necessidade disso. Mas ela determina que ela é uma criatura, que ela existe e deve existir a fim de trabalhar para doar e para servir o povo, e, portanto, ela pede o que é essencial para si mesma.

Isto significa que a orar pelo essencial é um esforço para ela. Ela prefere não fazer isso, mas deve fazê-lo como parte de seu trabalho. Isto é como o Cohen (Sumo Sacerdote), que tinha que ter roupa especial, mesmo que não precisasse disso. Mas, a fim de servir o povo, ele tinha que ter vestes sacerdotais cerimoniais especiais sob medida para ele.

Isto significa que o pedido pelo essencial também requer um esforço por parte da pessoa e não é considerado necessário. Mas esta é uma parte de seu trabalho, e ela pede isso ao superar a sua relutância.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 27/05/14, Shamati # 35 “Quanto a Vitalidade de Kedusha