Um Vaso Com Um Gargalo

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que aqueles que seguem o caminho espiritual experimentam os mesmos problemas como o resto do mundo e não têm resposta para eles?

Resposta: Por que você diz que não há resposta? Há uma explicação para todos os problemas; nossa incongruência com a Luz, que já deve ser revelada em nós. Este é o lugar de onde derivam todos os problemas.

Se o seu desejo de receber é menos corrigido do que deveria ser, a Luz que tem que aparecer no desejo de receber é sentida como sofrimento, problemas, dores e desastres.

A desigualdade com o desejo de receber nos níveis inanimado, vegetal, animal e falante da natureza provoca crises ecológicas: problemas com a vegetação, quebra de safras; doenças de animais, de pessoas e de toda a humanidade.

O seu desejo de receber é o culpado por tudo isso, porque ele ainda não sofreu a correção correta. Não importa qual o problema, todos decorrem apenas da falta de equivalência do vaso em relação à Luz.

Suponha que o desejo deva ser 20% corrigido, mas é apenas 2% corrigido. Então, 18% é revelado na forma da Luz pressionando o vaso como a parte posterior da Luz, sob a forma de sofrimentos, angústias e miséria.

A palavra “problemas” (“Tsarot”, em hebraico) deriva da palavra hebraica “estreita” (Tsar), e se refere a um lugar estreito, um gargalo, porque você não abre o seu vaso. Você não tem Luz de Hasadim suficiente para expandir e abrir o vaso, e assim a Luz está diante dele pressionando-o. Você pode sentir essa pressão como problemas, doenças e desastres.

Nós temos que corrigir o problema no mesmo nível físico que ele aparece, e ao mesmo tempo pedir a sua correção ao Alto, ao Criador, isto é, agir em ambos os planos. Baal HaSulam diz que devemos ir ao médico para obter remédios e seguir suas instruções, mas ao mesmo tempo deve ficar claro para uma pessoa que é tudo inútil e depende apenas do Criador, e não do médico.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 06/04/14, Escritos do Rabash