Um Vaso Adequado Para O Armazenamento Da Luz

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, Carta 13: Na verdade, eu sinto todos vocês juntos, que “hoje” foi substituído por vocês por “amanhã”; em vez de “agora”, vocês dizem “mais tarde”. Não há cura para isso, exceto esforçar-se para entender esse erro e distorção: que aquele que é salvo pelo Criador é salvo somente se ele precisa da salvação hoje. Aquele que pode esperar até amanhã vai obter sua salvação depois de seus anos, Deus me livre.

Nós só precisamos trabalhar em nossa deficiência. Todo o problema é alcançá-la. E a deficiência que é direcionada corretamente torna-se imediatamente um lugar para a descoberta e absorção de propriedades espirituais, a Luz Superior.

Todo o nosso trabalho deve ser apenas nas deficiências, nesse desejo. E o desejo deve ser através da equivalência e acomodação para a Luz de acordo com todas as leis da física: o vaso e a Luz precisam ser compatíveis de acordo com suas frequências e localização. É impossível usar um saco para armazenar água, ou um frasco para preparar cimento. Tudo tem o seu próprio recipiente, e é assim na espiritualidade; esta é uma condição muito importante e básica.

O problema é que nós não sentimos que não há necessidade de trabalhar na Luz, que está disponível em abundância e está em repouso absoluto, e que precisamos trabalhar no vaso, em nossa deficiência. A deficiência só pode ser alcançada através de um trabalho mútuo entre nós. Na medida em que ansiamos ativamente em atingir o estado espiritual corrigido, neste grau a Luz Circundante nos ajudará a preparar o pedido correto, até que ele seja revelado como Luz Interna.

Isso aconteceu com vocês devido à negligência no meu pedido de se esforçarem no amor dos amigos, como já expliquei para vocês em todos os sentidos possíveis que esta cura é suficiente para compensar todas as suas falhas. E se vocês não podem subir ao céu, então eu lhes dei uma maneira de se mover na terra. Então, por que vocês não acrescentaram nada a este trabalho?

O vaso é a alma coletiva que existia antes da quebra de Adam HaRishon. E na medida em que reunimos suas partes, a fim de devolvê-lo à sua forma correta, a fim de doar, assim nos aproximamos de realizar a nossa função correta.

Isto é expresso no amor dos amigos, na conexão mútua, a fim de se parecer com o Criador, de modo que a conexão entre nós será de acordo com as leis espirituais: amor e garantia mútua.

Certamente nós nos descobrimos com características e direções que são opostas a isso, mas daí nós temos algo para orar, ou seja, para elevar MAN. Em resposta, nós descobrimos ajuda e satisfação do Alto, como está escrito: “A Torá não foi dada a não ser para aqueles que comeram o maná (Man)”, ou seja, para aqueles que são nutridos por seus pedidos ao Criador.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 04/04/14, Escritos do Baal HaSulam