Um Lobo Na Pele De Um Cordeiro

Dr. Michael LaitmanQuestão: Porque é dito que a alma está absolutamente separada do Criador, e ao mesmo tempo que ela é semelhante a Ele nos seus atributos? De acordo com as leis espirituais não deveriam ser um todo se têm atributos idênticos?

Resposta: A alma é o desejo de receber, e não o desejo de doar. Então, por que é chamada espiritual ou aquela que doa? Uma vez que, embora seja um desejo de receber, executa uma ação que se assemelha ao desejo de doar, apesar de haver um lobo no seu interior, externamente parece um cordeiro. Agora tudo depende da medida em que este lobo irá vestir a pele do cordeiro ou retirá-la, de acordo com o seu livre arbítrio e com o seu desejo.

No mundo de Atzilut, tudo é branco, é totalmente um cordeiro. No mundo de Beria nós já começamos a perceber que existe um lobo mas que quer ser um cordeiro. Na verdade, ele comporta-se como um cordeiro, mas nós vemos que no interior há um lobo.

Isso significa que ainda está no mundo espiritual, que ainda é uma alma, mas já existe o discernimento de que a alma não está em adesão com o Criador. Há algo que os separa aqui, e isto é o lobo interior, o ego.

No mundo de Yetzirah ainda o é mais assim, lá o desejo de receber não se controla mais. Lá, o fato de que eu estou conectado ao Criador, que eu dependo Dele, e que eu estou totalmente sob o Seu domínio é a única coisa que resta do atributo positivo. O Criador determina tudo o que acontece e eu não posso determinar nada. Eu não tenho nenhum poder, eu sou fraco, e eu estou completamente nas Suas mãos. O lobo reconhece que ele é um lobo cada vez mais e mais e ele sente uma crescente resistência interna, mas controla-se.

Se olharmos para isto no sentido contrário, de baixo para cima, e nós ascendemos ao mundo de Yetzira, que corresponde ao estado de pequenez (Katnut), eu percebo que eu sou pequeno. Há maiores e melhores níveis do que aquele em que eu estou, e entretanto, eu estou neste estado. Acontece que há momentos positivos e há momentos negativos.

No mundo de Assiya o reconhecimento de que eu sou incapaz de qualquer coisa, leva-me ao estado de um embrião. Eu só me fecho e coloco-me completamente sob o domínio superior, e eu não tenho nenhuma maneira de me identificar com ele, exceto na forma de um único ponto.

[129098]
Da 3 ª parte da Lição Diária de Cabala de 3/4/14, Escritos de Baal HaSulam