A Primeira Bebida Da Liberdade

Dr. Michael LaitmanDiz-se que “a confiança é a vestimenta para a Luz”. Confiança refere-se à Luz de Retorno, a Luz de Hassadim, o estado de um justo que nem sequer tem uma camisa, mas que também não precisa de uma, porque tem uma forte Luz de confiança.

Nós não entendemos isso, pois todo o nosso mundo existe pela força da recepção. O Criador é a força de doação, o mundo espiritual, que é o nosso estado espiritual que está de acordo com o Criador, ou seja, que nós, com a nossa força de recepção, adquirimos a força de doação do Criador e conseguimos integrar essas duas forças em nós.

O mundo espiritual, que significa o nosso estado espiritual, é estabelecido quando podemos equilibrar essas duas forças. Nós não entendemos o que significa a força de doação. É um coração e uma mente totalmente diferente. Ele não é apenas um estado oposto que podemos de alguma forma imaginar como sendo o oposto do nosso estado. É impossível imaginá-lo, uma vez que não há nada em nós que pertença à doação, ao dar. O que quer que nós consideremos doação não é doação em tudo.

Portanto, se diz: “Provai e vede que o Senhor é bom”. Adquirir uma segunda natureza é chamado de nascimento, redenção, como está escrito: “Eu vi um mundo oposto”. A força de doação é atingida de Cima. Somente quando a Luz que Reforma vier é que vamos sentir e entender o que ela é ao começar ao trabalhar com ela de alguma forma.

Nossa primeira impressão da Luz que Corrige é certo sentimento de liberdade, de ser independente do desejo de receber, do desejo de me satisfazer, de me preocupar comigo mesmo, da sensação constante do meu vaso, da deficiência, de olhar para outra coisa que possa me preencher. Uma vez que experimentamos a primeira sensação de liberdade, nós também temos um sentimento de confiança. Nós paramos de analisar e verificar o nosso vaso, como preenchê-lo é e em que medida ele precisa de um enchimento, e medir tudo o que diz respeito a mim mesmo.

Nós paramos de perguntar, “O que eu tenho?”, e começamos a perguntar, “O que eu posso dar?”, ou pelo menos tentamos fazê-lo. Nós recebemos a Luz que Reforma, que nos eleva e nos leva a um nível em que nos tornamos independentes do nosso desejo de receber. Isto significa que adquirimos confiança. Quanto mais nós pudermos nos restringir e mais alto elevamos a Luz de Retorno ao querer realizar a doação por nós mesmos, mais adquirimos a força de confiança e a Luz de Hassadim em que podemos revelar o Criador.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 27/12/13, Shamati # 72 “A Confiança é a Vestimenta para a Luz”