Um Escudo Contra Dinossauros

Pergunta: De que depende a capacidade do grupo de se unir cada vez antes de um novo ataque?

Resposta: Depende da sensação de que estamos no caminho certo e que é essencial. Temos que conseguir aproximar-nos e ver que a conexão entre nós é o único lugar para a revelação do Criador. Tudo o que acontece em torno do grupo serve apenas para reforçar as conexões entre nós. O Criador não pode deixar qualquer abertura. Se eu sentir a pressão de todos os lados: alguns me apressam, outros gritam comigo e me ameaçam, e de repente há uma abertura, ou seja, uma sociedade, um grupo, um determinado partido, que me convida para me juntar a eles e me promete que vou sentir-me bem com eles, então eu certamente irei correr para eles. Mas isso é o que o Criador quer de mim?

Assim, ele deve organizar um “cerco ” ao seu redor, de modo que você não tenha para onde correr. Seus inimigos já estão te atacando com facas, tentando abater-te, e somente se você não tem escolha, você começa a gritar para Ele. Caso contrário, você vai escapar para algum lugar no nível deste mundo. É como se você estivesse em um determinado lugar e tentasse fugir dele, procurando uma saída. Mas, tanto a primeira como a segunda portas são trancadas. De repente você encontra uma porta que está desbloqueada, então você certamente vai escapar nessa direção.

Mas isso seria um esclarecimento corporal simples e não o esclarecimento espiritual que o Criador preparou para nós. O esclarecimento espiritual acontece quando você não tem escolha e tem que voltar para Ele, então Ele te salva e eleva-te até Ele, um certo nível superior. Assim, o esclarecimento só é possível quando você está em apuros, em um local estreito. Se você chamar o Criador a partir daí, você receberá a Luz que Corrige e te eleva.

A salvação, a ajuda do Criador, sempre vem através da Luz, a Luz atinge os vasos, os corrige, e você ascende imediatamente acima de todas as interrupções. No momento seguinte, você encontra obstáculos novamente, eles se tornam mais fortes e mais sofisticados. Mais uma vez eles fecham em você de todos os lados e você tenta escapar, procurando uma saída.

Você deve ver como o Criador organiza um cerco tão sofisticado para você, que mais ninguém consegue fazer. Ele opera através de diferentes pessoas, por meio de eventos e, eventualmente, leva-o até um estado em que você não tem escolha, senão clamar por Ele. Somente graças à consolidação e a ligação do grupo que clama ao Criador é que recebe a Luz que Reforma.

Pela conexão entendemos que todos os inimigos e os problemas que enfrentamos não são tão ruins e que é mesmo uma coisa boa, já que eles são ajuda contra si. A pressão só nos ajuda a voltar-nos para o Criador. Nós não nos dirigimos ao Criador para nos livrar desses problemas. Eles não nos preocupam mais. Há apenas uma coisa importante e agora podemos pedir ao Criador para elevar-nos acima da nossa natureza, assemelhar-nos a seres humanos um pouco, assemelhar-nos ao Criador.

Assim, a ajuda do Criador atinge uma pessoa quando ela está em num estado de desespero, quando ele está prestes a saltar para o Mar Vermelho. É possível, no entanto, avançar sem aumentar os obstáculos mas crescendo a ligação. Os sofrimentos não precisam crescer de forma mais intensa “nem eles nem a sua recompensa”; esse não é o caminho certo. Eu quero me sentir bem em cada parte do caminho dado que eu estou avançando em direção ao Criador.

O fim da correção é um estado em que nenhuma interrupção me afeta, porque eu estou acima dos obstáculos. Os obstáculos permanecem, nada desaparece, os cães que me atacam tornam-se dinossauros que me cercam por todos os lados. Mas eu não tenho medo deles dado que eu tenho um escudo contra eles, a Luz que vem e salva-me.

Da 3 ª parte da Lição Diária de Cabalá 29/10/13, Escritos do Baal HaSulam