Eu Não Quero Ser Um Cata-Vento Girando No Vento

Dr. Michael LaitmanÀs vezes a pessoa fica com uma impressão de que a vida acabou e perdeu todo o valor para ela; este mundo inteiro não vale nada, e viver uma vida vazia é pior que a morte. Ela se pergunta por que ainda está viva neste mundo e lamenta sentir esta realidade. Ela pensa: “Eu gostaria de nunca ter nascido e vivido”.

Onde é que ela adquire um humor como este? É o Criador que a envia um sentimento como este.

Às vezes é o contrário. De repente ela sente uma explosão habitual de energia, cheia de risos e alegria, cheia de entusiasmo, pronta para abraçar a todos, pular e dançar. De onde é que vem esse humor? Também da providência divina. E o que você faz com esses estados polares? Não é bom estar em um extremo ou outro. Pois daí você é como um cata-vento, sempre girando na direção que o vento sopra.

Portanto, você está girando obedientemente de acordo com a orientação superior: onde quer que você vira, esta é a sua vida. Na verdade, não importa o que você faz ou o que não faz, porque você é guiado você de cima, controlando suas ações e sentimentos. Você só gira como um cata-vento no vento…

Mas se a pessoa entende isso e não consegue suportar isso, não concorda em ser um fantoche do Criador, o único que está no controle, ela diz: “Não! Eu tenho que decidir por mim mesma”, e ela exige que Criador deixe um lugar para ela. Então ela descobre que realmente há um lugar vazio! O Criador já Se ocultou desde o início e deu-lhe este campo de atividade chamado de “este mundo”.

Não há outro lugar onde o Criador intencionalmente Se ocultou desde o início e deu-lhe a oportunidade de fazer tudo o que quiser. Agora, com a ajuda do ambiente, você pode construir uma relação com a realidade para neutralizar a presença do Criador e preencher esse lugar vazio por si mesmo, exatamente na forma que o Criador teria preenchido se Ele fosse revelado.

Por que o Criador não é revelado neste lugar chamado de “este mundo”? Porque Ele não tem “vestimenta”, Ele está escondido. A pessoa constrói essa “vestimenta” e na medida em que faz isso, descobre o Criador.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 25/10/13, Escritos do Rabash