A Pobreza Da Geração

Opinião (Dr. Erich Fromm, psicólogo social alemão, psicanalista, sociólogo, filósofo humanistas):

WALLACE: Recentemente, o Dr. Fromm disse: “Nunca houve uma sociedade melhor do que nos Estados Unidos em 1958, mas…” Ele acrescentou: “se os Estados Unidos vão na direção que estão tomando agora estão em grave perigo de se destruir”. Vamos descobrir por que em um momento.

FROMM: Eu diria, se eu colocar isto de forma genérica, porque, no nosso entusiasmo para dominar a natureza e produzir melhores materiais – bens – transformamos os meios em fins. Nós queríamos produzir mais no 19século e no 20século , a fim de dar ao homem a possibilidade de vida humana mais digna, mas na verdade, o que aconteceu é que a produção e consumo tornaram-se meios – deixaram de ser meios e tornaram-se fins, e nós estamos produzindo e consumindo loucamente…

Eu acho que o seu trabalho é, em grande medida, sem sentido, porque ele não está relacionado a isto. Ele é cada vez mais parte de uma grande máquina, máquinas sociais, governado por uma grande burocracia …… e eu acho que o homem americano, inconscientemente, odeia o seu trabalho, muitas vezes, porque ele se sente preso por isto … encarcerado por isto … porque ele sente que está gastando mais de sua energia para algo que não tem significado em si mesmo.

WALLACE: Ao escrever sobre os homens nos Estados Unidos, você já disse muitas vezes – você falou com freqüência – sobre o que você chama “a orientação do mercado”. O que você quer dizer com “a orientação do mercado”, Dr. Fromm?

FROMM: Eu quero dizer com isso, que a nossa principal forma de nos relacionar com os outros é como as coisas se relacionam com as coisas no mercado. Queremos trocar a nossa própria personalidade – ou, como se diz às vezes, o nosso “pacote de personalidade” – por alguma coisa. …

WALLACE: Então, seu senso de seu próprio valor deve, portanto, depender do que o mercado, neste sentido, está disposto a pagar por isso …

FROMM: Exatamente, assim como uma bolsa que não pode ser vendida porque não há demanda suficiente é, economicamente falando, inútil. E se a bolsa, poderia pensar assim, tivesse um sentimento de inferioridade fantástico, porque, não tendo sido comprada, ela iria se sentir inútil. O mesmo acontece com um homem que se considera como uma coisa, e se ele não for bem sucedido para vender a si mesmo, ele sente que é um fracasso. …

WALLACE: Vamos falar sobre o homem em relação ao seu amor, seu casamento.

FROMM: Bem, eu diria que amor é algo que todo mundo fala a respeito, e a necessidade de amor é uma das necessidades mais básicas do homem, ou seja, a experiência de união com outro ser, de tornar-se um com o outro ser. E, no entanto, eu diria que o amor hoje é um fenômeno relativamente raro, que nós temos uma grande quantidade de sentimentalismo, temos uma grande dose de ilusão sobre o amor, ou seja, como um … como algo que alguém sente. Mas a questão é que não se pode “cair no amor”, realmente; tem-se que estar amando, apaixonado. E isso significa que o amor torna-se, bem como a capacidade de amar, torna-se uma das coisas mais importantes na vida.

WALLACE: Por que é tão difícil para nós estarmos amando, como seres humanos? O que está errado com a gente, como você vê isto?

FROMM: Porque estamos preocupados com as coisas. Estamos preocupados com o sucesso. Estamos preocupados com o dinheiro. Estamos preocupados com as instrumentalidades. E as coisas mais importantes sobre as quais falamos aos domingos são coisas para as quais prestamos muito pouca atenção.

Eu diria que as nossas relações sociais são relativamente rasas. Estamos realmente com medo de ser íntimos com as pessoas – muitas pessoas, mesmo com suas esposas e maridos. E substituímos, ou nós, em vez, encobrimos esse medo de intimidade real com um tipo superficial de amizade, o que é bastante bom, mas, no entanto, muito superficial. …

Eu acho que se você perguntar às pessoas qual o seu conceito de Céu, e se elas fossem honestas, elas diriam que é uma espécie de grande loja de departamentos com coisas novas a cada semana, e dinheiro suficiente para comprar tudo novo. … Felicidade deve ser algo que resulta do criativo, genuíno, intenso relacionamento – consciência, capacidade de resposta, para tudo na vida – o homem, a natureza.

Meu comentário: Está escrito lindamente, na forma de apelo, mas a solução não é dada. A única solução é mudar a natureza humana. Mas uma vez que não está em nossas mãos, embora muitos entendem que esta é a única solução, ninguém fala sobre isso. A ausência da possibilidade de mudar o ser humano é aceito em silêncio. Mas quando os sofrimentos aumentarem, e não só o sofrimento da escravidão egoísta, mas as pragas do Egito começarem, então as pessoas concordarão em verificar a solução proposta pela Cabalá: Educação integral.

[119989]

Material Relacionado:
Comece Correspondendo À Natureza Em Vez De Tentar Fazer A Natureza Corresponder A Você
Métodos De Educação De Massa Contra Os Meios De Comunicação De Massa