Não Tenha Medo Das Sombras

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como isso vai me ajudar se eu acho que tudo vem de uma força benevolente, o Criador, se sou forçado a lutar com cada problema individualmente e lidar com eles separadamente?

Resposta: Se você lutar contra cada problema separadamente, você nunca terá sua vida em ordem! Você continuará tentando derrotar essas forças alienígenas: seu chefe no trabalho, sua esposa, seu vizinho, amigos e inimigos, o mundo inteiro e você vai desperdiçar toda sua vida só para ver que não resolve nada.

Todo mundo aqui vai se decepcionar e muito, já que nos colocamos à mercê dos milhares de motivos e pessoas que estão agindo simplesmente como robôs! Elas são partes de nossas almas, mas já que nós não as ligamos a nós mesmos corretamente, achamos que elas têm seu próprio poder.

No instante em que você começar a conectá-los a você mesmo e amá-los “como você ama a si mesmo”, você vai descobrir que elas realmente são como “você mesmo” e que pertencem a você, e que além delas há apenas uma força que está trabalhando e que organiza tudo isso para você. E por si mesmos, eles não existem nem agem independentemente.

Agora, você se preocupa com vários problemas e não consegue dormir, porque não consegue se imaginar como um bebê nos braços do Criador. Sinta como Ele está segurando você em Seus braços, e você não tem nada com que se preocupar. A única coisa sobre a qual vale a pena se preocupar é: quando vou realmente perceber a mim mesmo, revelar o Criador e experimentar o Seu amor por mim, ou seja, tornar-me semelhante a Ele e capaz de receber tudo isso?

Quando as propriedades de amor e doação emergirem em você, você vai sentir o quanto Ele ama você. E se você mesmo não pode amar, como vai sentir Seu amor? Se você odeia tudo o que o rodeia, você vai sentir só o ódio de tudo e não vai parar de sofrer!

Mas se você pudesse se relacionar com todos com amor, você só sentiria o amor que preenche todo o mundo. Depende unicamente de suas qualidades, desejos, Kelim.

Portanto, você tem que, por um lado, manter a calma, pois tudo está nas mãos do Criador e “Não há outro além Dele,” “o Bom que faz o bem”. Mas, por outro lado, “ninguém vai me ajudar, exceto eu” a atingir de forma prática a percepção de que “Não há outro além Dele”.

Na verdade, a fim de se sentir assim, eu preciso ter meus atributos corrigidos e daí serei capaz de perceber o que realmente está acontecendo na realidade. Eu estou rodeado pela Luz do mundo infinito, exceto que não a sinto! Esta é a única coisa com que devo me preocupar: minhas propriedades (Kelim), a fim de experimentar este infinito.

O que mais há para se preocupar? O resto é uma mera ilusão manifestada em minhas propriedades corrompidas. E eu me preocupo com problemas ilusórios que são pintados por meus sentidos corrompidos; eu estou com medo das sombras como uma pequena criança.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 13/12/10, Escritos do Baal HaSulam