Isto Não É Uma Crise, Mas A Revelação Da Quebra

Dr. Michael LaitmanPergunta: Quem é o inferior que eleva MAN?

Resposta: O inferior é as almas quebradas. “Quebradas” significa que elas estão  revelando que são incapazes de se conectar entre si e alcançar a unidade que existia antes da quebra.

Como elas sabem o que existia antes da quebra? Elas despertam esse desejo em si mesmas, a necessidade de unidade, através da utilização de diferentes métodos.

Nós temos em nós todos as Reshimot (genes informativos) da quebra; elas são chamadas de “sete Reshimot” ou “sete Luzes.”

Quando queremos nos conectar, e trabalhamos nisso em um grupo, através da realização de diferentes ações unificadoras, nós despertamos estas Reshimot em nós, e sentimos essa falta de unidade. Então, como nos conectamos?

A Luz vem de cima quando estudamos e nos influencia; nós também fazemos diferentes ações, e a Luz junto com nossas ações desperta as Reshimot da quebra em nós. Isto nos faz compreender pelo menos em nossa mente e um pouco em nossas sensações que devemos nos conectar.

Quando mesmo um ligeiro desejo de conexão surge em nós, é o resultado da influência da Luz, porque ele não pode surgir por conta própria. Então, nós começamos a procurar maneiras de nos conectar.

Nós achamos que somos capazes de nos unir diretamente ao fazer diferentes ações; nós organizamos convenções,  dias de união, encontros de amigos, e no final, chegamos à quebra, decepção e crise.

Mas esta não é uma crise; é a revelação da quebra, apenas de baixo para cima. A revelação da falta de unidade é um bom estado, porque você também foi quebrado antes, só não estava revelando isso.

Agora, uma vez que você descobriu o desejo e a necessidade da unidade em você, você adquire a oportunidade de começar a formar MAN desde aí, porque uma sensação de desejo sozinha não é suficiente.

Você precisa trabalhar com esse desejo juntamente com o grupo, para tentar se conectar com seus amigos e processar este desejo que foi revelado em você. Afinal de contas, apenas a sensação de nossa incapacidade de conectar foi revelada.

Mas isso não é suficiente. Seu desejo precisa ser dirigido ao Superior, no sentido da doação, da conexão entre nós, a fim de revelar o espiritual, o Criador, a propriedade comum de doação.

Na medida em que continuamos a trabalhar cada vez mais nisso, como consequência da influência da Luz, de repente começamos a revelar em nossas ações tentativas de nos conectar, e não somos capazes de fazê-lo; precisamos ir e pedir ajuda ao Superior.

Mas também, quando queremos pedir ao Superior e parece que estamos nos voltando a Ele, descobrimos que precisamos não apenas deste Superior para nos conectar, mas começamos a sentir que estamos fazendo isso especificamente para Ele.

Nós não nos unimos entre nós por nós, mas a fim de nos conectar com Ele e dar-Lhe prazer ao fazê-lo.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 05/12/10, “O Estudo das Dez Sefirot