A Era Do Eclipse

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “600 mil Almas”: E quando uma única alma de Israel for purificada de toda a sua sujeira, isso vai atrair para si toda a alma de Atzilut, e através dela, todas as almas de sua geração serão completadas. Este é o significado de um ser dependente do outro, como está escrito (Sanhedrin, 11): “Foi merecido que a Divindade estivesse sobre ele, mas sua geração era indigna disso”.

Há a questão do sucesso individual e há a questão do sucesso do grupo, e há também o sucesso global de toda a humanidade. Estes três componentes devem ser dispostos em conjunto. É como num eclipse da lua, onde a lua, o sol e a Terra estão dispostos na posição correta. A alma também deve estar na mesma linha com a geração (o grupo) e com o mundo. Eles devem estar sincronizados de alguma forma e, assim, a ação é possível.

Este é o momento que estamos vivendo: já existe uma crise no mundo. Há uma crise entre as pessoas, há uma grande confusão e uma grande deficiência. Além disso, a sabedoria da Cabalá e os meios necessários são revelados. Tudo é organizado da mesma forma, assim como durante o eclipse da Lua, quando a Terra encobre a Luz do sol, ou o contrário, quando a lua esconde o sol e, em seguida, o mundo se torna escuro, o que é um eclipse do sol.

A era atual especial é caracterizada pelo fato de todas estas formas relativas operarem por causa do progresso geral. Se na geração anterior o mundo não era digno disso, agora a geração já está madura.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 10/10/13, Escritos do Baal HaSulam