A Era Da Fermentação Excessiva Do Ego

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Introdução ao Livro do Zohar “, Item 61: A resposta é que o mundo, durante os seis mil anos de sua existência, é como um Partzuf dividido em três partes: Rosh (cabeça), Toch (interior), Sof (final), ou seja, HBD (Hochma, Bina, Daat), HGT (Hesed, Gevura, Tiferet), NHY (Netzah, Hod, Yesod). Isto é o que nossos sábios escreveram: “Os primeiros 2.000 anos de Tohu (caos), os 2.000 anos posteriores de Torá, e os últimos 2.000 anos são os dias do Messias”. (Sanhedrin 97a).

Agora, em nossa geração, uma vez que estamos nos aproximando do final dos últimos 2.000 anos, nós recebemos a permissão para revelar as palavras do Zohar em todo o mundo de forma ampla, de tal forma que a partir da nossa geração em diante, as palavras do Zohar vão se tornar cada vez mais reveladas no mundo, até que a plena medida seja revelada, como o Criador o quer.

Pergunta: Onde nós estamos localizados neste esboço dos três períodos de dois mil anos cada um?

Resposta: Na parte de baixo. Nós passamos por todos os períodos, desde o início da criação até aos nossos dias, e a partir de hoje estamos perto do fim da correção.

Pergunta: A impressão é que estamos mais perto da conclusão da destruição…

Resposta: Isso é correto, pois para alcançar a correção, cabe a nós primeiro reconhecer a destruição. Portanto, nós estamos passando pelo período de reconhecimento do mal no pior estado dos Kelim (os desejos) que são difíceis de despertar, de passar a algo. É precisamente estas condições que são apropriadas para o fim da correção.

Diz-se sobre os “dias do Messias” que nestes tempos a insolência vai aumentar. Os Kelim serão os piores, os mais cruéis e egoístas; aqueles que passaram pela “fermentação excessiva”. Neste período, o povo vai começar a “se devorar”, pois mesmo o progresso, o ganho egoísta, não será mais importante para eles como costumava ser. O reconhecimento do mal chegou. Eles entendem que o ego, em última análise, não vai possibilitar que eles tenham sucesso em algo. Portanto, mesmo a indiferença vai aparecer e um acordo com a morte. Não importa para as pessoas que exista a guerra, até mesmo uma guerra mundial. Basta dar-lhes uma injeção para esquecer tudo e deixá-las em silêncio.

A tendência hoje já não é dirigida contra a continuação do desenvolvimento egoísta. Pelo contrário, o ego tornou-se um crescimento canceroso que “apaga” tudo o que pode, e agora ele mesmo está morto, levando consigo o “corpo” enfraquecido. Assim, nós estamos vivendo no último e mais importante período de correções, que “sela” todo o processo. E a nossa preocupação deve ser como construir e realizar o nosso trabalho corretamente.

Baal HaSulam, “Introdução ao Livro do Zohar“, Item 63: …esta é a regra em todos os Partzufim (plural para Partzuf ) dos mundos e das almas, que o mais puro é o primeiro a ser selecionado no Partzuf. Portanto, os Kelim mais puros (HBD) foram selecionados pela primeira vez no mundo e nas almas. Assim, as almas nos primeiros 2.000 anos eram muito mais elevadas. No entanto, elas não podiam receber a medida completa da Luz devido à falta das partes inferiores do mundo e em si mesmas, que são HGT NHYM.

E depois, no segundo dois mil anos, quando os Kelim de HGT foram selecionados no mundo e nas almas, as almas eram de fato muito puras em si. Isso ocorre porque o mérito dos Kelim de HGT é próximo ao de HBD. No entanto, as Luzes ainda estavam ocultas no mundo, devido à ausência dos Kelim do Chazeh para baixo, no mundo e nas almas. Assim, em nossa geração, embora a essência das almas seja a pior, razão pela qual elas não poderem ser selecionadas para Kedusha até agora, elas são as únicas que completam o Partzuf do mundo e o Partzuf das almas com relação aos Kelim, e o trabalho é concluído somente através delas. Isto é porque agora, quando os Kelim de NHY estão sendo concluídos, e todos os Kelim, Rosh, Toch, Sof estão no Partzuf, as medidas plenas de Luz, em Rosh, Toch, e Sof, estão sendo agora ampliadas a todos os que são dignos, ou seja, NRN (Nefesh, Ruach, Neshamah) completo. Assim, somente após a conclusão dessas almas inferiores podem as Luzes Mais Elevadas se manifestarem, e não antes.

Só é possível revelar a Luz de Neshamah com a condição de que a Luz de Nefesh desça aos nossos Kelim, ao nosso nível. Nos primeiros dois mil anos, a Luz de Nefesh entrou no terço superior do Partzuf. Nos dois mil anos subsequentes, ela desceu ao terço médio e a Luz de Ruach entrou no terço superior e, no final, nos últimos dois mil anos, a Luz de Nefesh e a Luz de Ruach descem ainda mais e possibilitam que a Luz de Neshamah entre no Partzuf. Então, nós adquirimos NRN.

The Era Of Excessive Fermentation Of The Ego

Portanto, só é possível revelar Luzes superiores se cuidarmos dos Kelim inferiores. Portanto, a nossa geração é tão importante do ponto de vista dos Kelim, pois nós corrigimos os desejos mais “densos” abaixo e com isso revelamos as maiores Luzes acima. Mesmo que sejamos alimentados apenas pela Luz mais inferior, Nefesh de Nefesh, cuidar dos Kelim “mais densos” possibilita que nós despertemos as maiores Luzes dentro de todo o sistema.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 16/09/13, Escritos do Baal HaSulam