Um Carro Não É Guiado Gritando-se com Ele

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que eu sinto que preciso ser corrigido, mas isso não acontece?

Resposta: Isso não pode ser. Se você exige correção, então ela deve imediatamente acontecer. Parece que você exige, mas não é a correção, já que você só está dizendo isso com palavras, mas não está sentindo no seu coração. Você precisa verificar a si mesmo. Não pode haver tal coisa que a alguém seja recusada a correção.

Se você realmente quiser corrigir algo em você, se você tiver esclarecido que esta é uma característica corrompida, a ver diante de você e agir a fim de doar sem levar em conta qualquer benefício para si mesmo, então isso será corrigido. O sistema já existe e não pode ser de outra forma. Ele atua como um carro de som e não pode ser que não funcione.

Além de você, ninguém no mundo tem livre arbítrio, incluindo o Criador! Diz-se: (Salmos 148:6) “Ele deu uma lei e ela não vai ser transgredida”. O Criador não pode, de repente, querer algo ou não querer algo, como se um poder superior pudesse mudar Sua decisão.

Nós não entendemos como este sistema é construído. Ele se encontra no estado de correção final (Gmar Tikun). E você se encontra num estado completamente corrompido e precisa ir de um extremo ao outro. Para fazer isso, você recebeu Partzufim e “mundos espirituais”, uma escada de degraus, e em cada nível existe uma Luz única que age em você.

Além de você, mais ninguém pode fazer nada! E o resto da criação, todos os sete bilhões? Bem, vamos supor que aqueles que não têm um ponto no coração não têm livre arbítrio. Mas e quanto àqueles que têm um ponto no coração, porque eles têm livre arbítrio eles não podem intervir? Não, não podem, tudo depende apenas de você.

Todos precisam dizer isso sobre si mesmos, e isso é realmente assim. Só eu – na minha seção em relação à minha alma, em relação à minha parte do trabalho – possuo livre arbítrio. E nem o inanimado, vegetal, animal ou falante, incluindo o Criador, podem intervir. Tudo mais além de mim é o sistema.

Portanto, você pode gritar, chorar, implorar, mas você está enfrentando um sistema, uma máquina. Se você já aprendeu como executá-lo, então você pode fazê-lo trabalhar. E se não, então é necessário aprender mais sobre como fazer isso. Isso é tudo; não há nenhuma desculpa.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 18/08/13, Introdução ao Livro do Zohar