Românticos Incuráveis E Realistas

Dr. Michael LaitmanAo se dirigir ao público em geral, o que nós damos não é especulação, mas fatos sobre o mundo integral, sobre um único sistema, que está sendo devorado pelo tumor cancerígeno do egoísmo. O mundo, assim como o corpo vivo, precisa de equilíbrio, que é o sinal de uma vida com saúde e realização.

Os ouvintes devem ser transformados em parceiros que trabalham com o material que está sendo ensinado. Nós não nos opomos às suas crenças, mas os envolvemos inicialmente num repensar sobre o mundo. Junto com eles, nós vemos o mundo e compreendemos a forma como vivemos e agimos. Depois, claro, nós entendemos que a nossa existência futura pode ser construída apenas em equilíbrio e aquele que perturba o equilíbrio, destrói e mina o sistema geral até morrer, como um câncer matando o corpo ou a humanidade que está arruinando a natureza.

As pessoas não veem como poderiam viver de forma diferente e nós concordamos com elas que a saída não está à vista. Ainda assim, nós a apontamos à lei ideal e universal de equilíbrio, porque o mundo está se dirigindo para o desastre.

Na verdade, nós não começamos a falar sobre a unidade, mas não sobre a situação atual: hoje nós vivemos numa “bolha”, em algum “campo”, sujeitos às leis do equilíbrio. E nós não nos adequamos a elas. De geração em geração, nós estamos nos tornando mais egoístas e vemos essa tendência inevitável mesmo em nossos próprios filhos, e é por isso que os nossos problemas são cada vez mais agudos, como durante o desenvolvimento de um câncer metastático.

No final, nós podemos afirmar os fatos, nada mais. E se estes fatos puderem ser revelados um pouco, em pequenas doses, as pessoas vão internalizá-los e concordar conosco.

Esta é a primeira fase da explicação: eu aparentemente acompanho meus ouvintes no caminho do conhecimento e consciência iniciais, e nós nos tornamos mais unidos. Juntos, nós olhamos para o mundo e a crise que ele está experimentando em todas as áreas.

Na verdade, a humanidade está numa situação trágica, mas nós ainda não a percebemos. Mesmo numa família individual não é fácil estabelecer relações que azedaram, e numa escala global, ninguém sequer sonha em desvendar o enredo de toda a humanidade, embora, de forma ideal, o mundo precisa de unidade. Hoje nós vemos mais claramente que a unidade é o sonho dos românticos ou tolos.

Está tudo certo, porque, por natureza, nós somos opostos à Natureza exterior e, portanto, em princípio, estamos condenados à extinção. Na verdade, por trás da ilusão da vida, nós estamos nos aproximando da morte a cada segundo.

Por isso, talvez devamos concordar com isso e viver tranquilamente os nossos dias. Será que nós devemos impor uma nova filosofia na sociedade, uma nova visão do que está acontecendo e aguentar isso? Mesmo hoje, as pessoas não querem ter filhos. Portanto vamos permitir que a nossa geração se torne a última na Terra?

Aqui, nós levamos as pessoas para a “brecha”, a oportunidade inusitada. Uma força especial atua na Natureza integral externa, e se nós estamos juntos, o grupo de alguma forma se torna semelhante a ela. Assim, alguma coisa da Natureza – seu potencial integral – será manifestada neste grupo. Então, o nosso grupo se conecta com a Natureza como um todo. Tudo, dentro e fora, parece estar cheio de força integral.

Afinal, todos os males, todos os problemas, são, em última análise, causados por uma enorme diferença (Δ) entre nós e a Natureza. Consequentemente, se eliminarmos essa diferença, não vamos simplesmente nos libertar, mas vamos nos tornar eternos e perfeitos como toda a natureza. Mesmo físicos confirmam que isso é possível. E a chave é que o grupo, de acordo com suas propriedades (forma 1), seja consistente com a Natureza (forma 2). Ao nos aproximarmos, nós nos tornamos como ela.

Hopeless Romantics And Realists

Como nós podemos tornar a primeira forma igual à segunda? Como nós podemos nos aproximar?

“Muito simples, vamos tentar, vamos organizar um workshop e você vai sentir isso”. A principal coisa são as perguntas e a discussão ajuda as pessoas a se tornar mais próximas, a excitá-las, e promove o acordo, em vez de argumentos.

Então, o calor da unidade irá envolvê-las, sentimentos comuns, em torno dos quais elas vão começar a se unir. Vai demorar 20 a 30 minutos, e elas serão imbuídas de um espírito novo, como se suas frequências coincidissem. Este será o primeiro exemplo para elas do que pode ser encontrado na unidade.

Esta força está na Natureza, mas você precisa se conectar para senti-la, e assim ela irá corrigir falhas e problemas de todo mundo em todas as áreas de suas vidas.

Como? Esta é a próxima aula…

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 22/09/13, Escritos do Baal HaSulam