Não Há Nada Pior Do Que Lamentar O Passado

Dr. Michael LaitmanVergonha e amor são as principais forças motrizes do nosso desenvolvimento, pois são opostas entre si e iguais em poder, como o infinito negativo e positivo.

Mas se você tem vergonha de si mesmo e lamenta o passado, então esta é uma atividade impura, uma Klipa, porque isso significa que você não concorda com o fato de que não há outro além do Criador.

“Não há outro além do Criador” não significa apenas que o resultado final depende Dele, mas que Ele planejou tudo o que você faria desde o início, como você deveria passar por todos esses estados, e mais tarde se arrepender deles. Agora você está arrependido sobre o que aconteceu em vez de lamentar que você acha que fez tudo isso e não o Criador. Ou seja, você não está em adesão.

Se você quiser corrigir alguma coisa no passado, então você não está em adesão com o Criador, você não aceitar que Ele governa sozinho no mundo. Você só precisa ser grato ao mal, assim como o bem. E se você conseguir isso, pelo menos por um momento, o próximo momento você vai ficar ainda mais triste com o passado.

No final, nós devemos examinar essa propriedade, e até completarmos este escrutínio, não vamos passar ao próximo nível. A pessoa constantemente se bate, mas tudo isso é consequência da incapacidade de compreender que o plano, a ação e os resultados da ação, tudo, vem de uma fonte, e você deve concordar com a obra do Criador. Você deve sentir as impressões do que Ele faz para você, para que em todas essas experiências você permaneça aderido a Ele acima das sensações em seu desejo egoísta.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 11/09/13, Escritos do Baal HaSulam