Em Primeiro Lugar O Grupo

Dr. Michael LaitmanPergunta: Se a pessoa ainda não se deu conta de si num grupo, ainda não adquiriu uma intenção para doar, como ela pode se voltar ao público em geral para cuidar dele e se preocupar com ele?

Resposta: Aqui reside toda a questão do grupo, na linha da frente para nós. Primeiro de tudo, nós o construímos. E nós saímos para o público em geral contanto que, acima de tudo, isso ajude o grupo.

Enquanto eu não aceitei a forma correta dentro do grupo, não tenho qualquer razão para sair às massas. Mesmo hoje, a nossa maciça disseminação externa significa que nós sentimos uma necessidade ainda maior de nos unir internamente.

Além disso, as crianças que nascem numa família dão uma força maior à união conjugal; elas dão aos pais a necessidade e a razão para continuar juntos. E, inversamente, casais sem filhos se divorciam mais facilmente, sem um sentimento de pertencer ao outro; eles não vêem nenhuma razão para continuar juntos.

Portanto, na medida em que estamos preocupados com o público externo, antes de tudo, nós mantemos a consolidação e unidade dos amigos. Então, no trabalho com o público em geral, nós temos um duplo benefício: primeiro de tudo nós estamos fazendo isso de acordo com o comando do Criador, e segundo, por meio de nossa consolidação constante no grupo, de acordo com as exigências de fatores externos, nós adquirimos a capacidade de receber a força interior de cima.

Dessa maneira, os componentes desse triângulo agem mutuamente: o grupo, o público externo, e o Criador. E o Criador age em nós através do público em geral.

First Of All The Group

É assim que isso ocorre, até que tudo se torne um.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 22/09/13, Escritos do Baal HaSulam