Em Caso De Dúvida…

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que devemos fazer com as dúvidas que muitas vezes sentimos de que tudo em que nos envolvemos é apenas uma falsa ilusão?

Resposta: Todo mundo tem essas dúvidas em todos os níveis. Mesmo se você for um grande Cabalista você ainda tem essas dúvidas e ainda maiores.

Você as sente entre os níveis, na transição entre um estado e outro. Este período é sempre projetado em você pelo Criador, de modo que você vai esclarecê-lo internamente.

É impossível alcançar uma revelação externa antes de descobrir que você é totalmente dependente, que não entende nada, que não sabe de nada e não acredita em nada, não sente nada e deve sentir um vazio onde você pode sentir mais tarde o preenchimento. Esta será uma revelação; no momento, o vazio é revelado desta forma.

Ele não vai ser revelado na forma de dúvida, uma vez que você nem vê este mundo e que a sabedoria da Cabalá lhe oferece em uma perspectiva prática. Então, como resultado de tudo o que acontece, ela lhe oferece a única solução. Além disso, ela é totalmente lógica, forte e racional, porque não há nada mais em nosso mundo, mesmo se você olhar para tudo com os olhos normais e bem abertos de um cientista, um empresário ou uma pessoa comum.

Eles podem dizer: “Sim, mas eu quero lidar com o meu próprio negócio”. Se você quer, então faça isso! Todo mundo brinca com seus próprios brinquedos. Em geral, se falamos sobre o fato de que podemos mudar a nós mesmos e ao nosso mundo e construimos uma sociedade diferente (refiro-me às diferentes condições, tipos e estilos de vida corpórea), então é possível preenchê-la apenas com o método que a sabedoria da Cabalá oferece. É impossível oferecer qualquer outra coisa agora. Se antes havia muitas teorias e ideias, todas são coisas do passado agora. A partir de hoje nada faz sentido ou é racional.

Eu sigo os meios de comunicação e o pensamento científico atual, se é que existe tal coisa hoje em dia; eu não vejo nada. A humanidade está se tornando tão vazia que não há ninguém para discutir. As pessoas não querem esclarecer isso, e isso é o seu negócio.

O único problema é como mudar a nós mesmos a fim de mudar o mundo, a nossa percepção. O mundo é apenas um sentimento pessoal, subjetivo. A questão é se a força que pode nos mudar realmente existe?

Todo mundo concorda que o ego é prejudicial, que devemos nos livrar dele, e que ele nos destrói. Há muitas conferências e fóruns internacionais sobre o assunto, mas ninguém leva isso a sério, uma vez que é considerada a natureza humana, que não pode ser mudada.

No entanto, nós dizemos que é possível! Nesta mesma natureza existe uma força superior que está acima do nosso ego, que criou o ego, o desejo de si mesmo, e que pode mudá-lo para um desejo pelo bem dos outros.

Essa transformação só pode ocorrer em nós se quisermos. Mas como eu posso querer?! Acontece que eu tenho que me puxar para fora do pântano em que me encontro pelos cabelos. É realmente assim em certa medida, mas não totalmente, pois se eu me conecto aos outros amigos do grupo, nós podemos ajudar um ao outro e, assim, levar todos nós juntos; é possível. Se nós puxamos um ao outro pelos cabelos, a coisa mais importante para mim é pensar nos amigos e em como deveria retirá-los e que eles deveriam pensar em mim. Assim, todo mundo pensa nos outros.

Anulando-me e conectando com outros, nós evocamos uma força extra. Nós sequer sabemos de onde ela vem, mas de repente começamos a senti-la. Esta força nos influencia e eleva. Nós começamos a sentir que há algo na natureza que está acima do nosso ego e pode mudá-lo, transformá-lo em outra coisa, e gerenciá-lo.

A principal coisa a fazer é esperar por esse estado quando todas as circunstâncias que nos rodeiam nos farão sentir a necessidade de se unir. Nós vemos que muitas pessoas no mundo já entendem que ao nos unirmos podemos resolver qualquer problema, que não podemos sem conexão.

Portanto, nós podemos falar com as pessoas sobre a unidade e a conexão, a fim de resolver pequenos problemas concretos e normais do cotidiano, uma vez que mesmo resolvendo esses pequenos problemas corporais, nós vamos começar a sentir qualidade especial de conexão. Assim, as pessoas vão perceber que nós também podemos mudar a nossa natureza, nossa sociedade, e até mesmo o nosso mundo, ou seja, a nossa percepção. Tudo é possível.

Assim, as dúvidas que você sente são verdadeiras. O importante é não se afogar nelas, mas estar constantemente acima das dúvidas e buscar explicações científicas precisas para que possamos ser capazes de conectar essas dúvidas em nossa mente e criar a imagem correta das perguntas e dar as respostas a elas; eu estou pronto para participar disso.

Da Lição Diária de Cabalá 25/08/13, Perguntas e Respostas com o Dr. Laitman