Cinto De Segurança Para A Subida

Pergunta: Às vezes nos sentimos totalmente em baixo. É possível com a ajuda de nossa garantia mútua para impedir-nos sempre de cair abaixo de um certo limite?

Resposta: Nós podemos ajudar um ao outro, de alguma forma, mas ainda depende do estado de uma pessoa. Eu posso ler algum artigo e ficar impressionado, até com lágrimas, e um gato descansando perto de mim vai estar dormitando ou olhando para mim, sem qualquer compreensão do que está acontecendo comigo. De maneira semelhante, passamos pelos mesmos estados: uma vez como um ser humano a chorar e outra como um gato, sem qualquer entendimento.

Nós temos que justificar todos esses estados e aceitá-los como necessários. A única questão é a nossa atitude para com eles e como utilizá-los. Portanto, pode-se experienciar qualquer descida. Nós só temos que usar todos os sentidos para nos preparar para eles, a fim de não cairmos num estado completamente morto. Nós ainda temos que conseguir prosseguir pelo menos em alguma coisa e ao mesmo tempo tentar sair desta queda. Temos que construir um cinto de segurança que não nos permita cair abaixo de um certo nível.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 13/09/13, Shamati 33 “Os lotes em Yom Kippurim e Haman”