As Ciências Sociais Estão Atrás Das Ciências Naturais

Dr. Michael LaitmanOpinião (Nicholas A. Christakis, Médico e Sociólogo Da Universidade De Yale, Codiretor do Instituto de Yale para Ciência das Redes): “As ciências naturais estão evoluindo com o tempo. A perfeição das técnicas de clonagem deu origem à biologia das células-tronco; avanços na ciência da computação contribuíram para biologia de sistemas”.

“Em contraste, as ciências sociais estagnaram. Eles oferecem basicamente o mesmo conjunto de departamentos e disciplinas por cerca de 100 anos: sociologia, economia, antropologia, psicologia e ciência política. Isso não é apenas chato, mas também contraproducente, restringindo o envolvimento com a vanguarda científica e sufocando a criação de conhecimento novo e útil. Tal inércia reflete uma insegurança desnecessária e conservadorismo, e ajuda a explicar por que as ciências sociais não gozam do mesmo prestígio como as ciências naturais”.

“Uma razão pela qual os cidadãos, políticos e doadores universitários por vezes carecem de confiança nas ciências sociais é que os cientistas sociais muitas vezes perdem a chance de declarar vitória e seguem em frente para novas fronteiras… Portanto, os cientistas sociais deveriam dedicar um pequeno guarda do palácio a temas estabelecidos e reinvestir a maioria das suas forças em novas áreas como neurociência social, economia comportamental, psicologia evolutiva e epigenética social, a maioria dos quais, não por acaso, encontram-se na intersecção entre as ciências naturais e sociais. A economia comportamental, por exemplo, tem usado a psicologia para reformular radicalmente a economia clássica”.

“Novos departamentos de ciências sociais também podem ajudar a treinar melhor os alunos ao se ocuparem de novos tipos de pedagogias. Por exemplo, nas ciências naturais, mesmo os calouros da faculdade fazem experimentos de laboratório. Por que isso é raro nas ciências sociais? Quando os alunos aprendem sobre os fenômenos sociais, por que não vão ao laboratório para examiná-los – como os mercados atingem o equilíbrio, como as pessoas cooperam, como laços sociais são formados? Ferramentas recém-inventadas tornam isso possível. Agora é possível usar a Internet para mobilizar milhares de pessoas para participar de experimentos aleatórios”.

Meu Comentário: O desenvolvimento das ciências sociais está relacionado às mudanças na sociedade, na sociedade adquirindo uma nova propriedade de doação e amor. Os cientistas que estudam os processos sociais, ainda não têm essa propriedade, e, portanto, não podem examiná-los.

Primeiro eles mesmos precisam adquirir novas propriedades e, em seguida, estudar como vão nascer e se manifestar na sociedade. Portanto, precisamente os cientistas devem aprender, depois explorar a manifestação destas forças no nosso mundo, e explica-las aos vastos círculos da sociedade, até o ponto de criar novas disciplinas.